THEODOR FONTANES FRAU JENNY TREIBEL UND MACHADO DE ASSIS DIE NACHTRÄGLICHEN MEMOIREN DES BRAS CUBAS: DEUTSCHE UND BRASILIANISCHE DARSTELLUNG DES REALISMUS
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v4i8.2392Palavras-chave:
Die nachträglichen Memoiren des Bras Cubas, Frau Jenny Treibel, RealismusResumo
O Realismo é um movimento literário ocorrente em diversas literaturas ocidentais. Tendo maior ímpeto na França, influenciou a geração de escritores portugueses e brasileiros. Em cada lugar, contudo, devido a características internas de organização social, desenvolveram-se algumas peculiaridades na representação de alguns de seus loci communes. Contrariam a tradição franco-brasileira, por exemplo, os representantes deste movimento na Alemanha. Embora a característica comum da crítica à burguesia esteja presente no Realismo brasileiro, bem como no alemão, há diferenças notáveis entre sua forma de representação. Esta comunicação, que tem como corpus Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, e Frau Jenny Treibel, de Theodor Fontane, tem o intuito de demonstrar algumas semelhanças de conteúdos e diferenças de tratamento formal destes mesmos conteúdos, respeitando os limites da individualidade estilística de cada autor, procurando, quando necessário, evocar o contexto histórico e as peculiaridades do desenvolvimento do Realismo no Brasil e na Alemanha.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.