O SEGREDO DA CAPOEIRA DE ANGOLA E A RODA VIDA
ENTREVISTA COM MESTRE ROXINHO
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v18i43.28413Palavras-chave:
Capoeira de Angola, Ancestralidade, África na Bahia.Resumo
Entrevista com Edielson da Silva Miranda1, conhecido como Mestre Roxinho, é praticante de Capoeira há 41 anos. Em 1998, fundou o Instituto Cultural Bantu, em Salvador, na Bahia - uma organização não governamental sem fins lucrativos, onde desenvolveu métodos para a utilização da Capoeira Angola como instrumento socioeducativo. Em seu trabalho, o foco está no empoderamento e na defesa dos direitos das crianças e adolescentes em situação de risco social. Há 27 anos trabalhando com crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade, em 2016 criou o curso de capacitação “Ginga Sócioeducativa” para a formação e a capacitação de capoeiristas/educadores no Brasil e no exterior. É uma das personalidades importantes na preservação e difusão de epistemologias da África e sua diáspora no Brasil. Nesta entrevista, revela - através de suas vivências - que a capoeira, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade desde 2008, é e sempre foi muito mais do que uma dança ou um esporte, a capoeira é uma ciência de combate ancestral milenar fundada em valores com estratégias relacionadas aos sentidos humanos e sua espiritualidade. É uma proposta de diálogo com o mundo visível e invisível a partir do círculo, da música, do corpo, das histórias contadas e ouvidas, da ludicidade e da coletividade.
Referências
SANTOS, Maria Stella de Azevedo. Meu Tempo é Agora. 2a Edição. Edição: Oscar Dourado. Vol. 1. 1 vols. Salvador, BA: Assembleia Legislativa da Bahia, 2010.
CAMPOS, Vera Felicidade de Almeida. Mãe Stella de Oxóssi: perfil de uma liderança religiosa. 1a edição. Vol. 1. 1 vols. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar Editor Ltda, 2003.
JOAQUIM, Maria Salete. O papel da liderança religiosa feminina na construção da identidade negra. Vol. 1. 1 vols. Pallas Editora, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.