É NEGRO, É BANTO, MEU BRASIL A CANTAR
O SAMBA POR MARQUINHOS DE OSWALDO CRUZ
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v18i43.28427Palavras-chave:
Origens do samba, Ancestralidade, África no Rio Janeiro.Resumo
Entrevista com Marquinhos de Oswaldo Cruz. Marcos de Sampaio de Alcântara é um importante artista e produtor cultural negro nascido no bairro de Oswaldo Cruz no subúrbio do Rio de Janeiro. Marquinhos de Oswaldo Cruz, como conhecido, é peça fundamental no cenário cultural brasileiro não apenas por sua história e vocação como músico e compositor, mas, principalmente, por seus grandiosos projetos de resgate e preservação de epistemologias da África e sua diáspora no Brasil. Entre eles, o famoso “Trem do Samba”, maior celebração do Dia Nacional do Samba, dia 02 de dezembro, cuja primeira edição data de 1996. Eventos gratuitos e belíssimos de repercussão internacional graças a sua incansável luta pela difusão da produção artística e cultural afro-brasileira. Nesta entrevista, vamos entender como o samba condensa poeticamente os valores civilizatórios africanos, a saber: musicalidade, corporeidade, circularidade, oralidade, ludicidade, cooperatividade... e se apresenta como uma forte influência dessa diáspora na constituição da sociedade brasileira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.