O GÊNERO TEXTUAL REPORTAGEM E SUA APLICAÇÃO NO ENSINO DA LEITURA E ESCRITA

Autores

  • Vanilda Salton Köche
  • Adiane Fogali Marinello

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v8i16.4012
Agências de fomento
Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

gênero textual, reportagem, leitura e produção textual.

Resumo

 

Este artigo discute o gênero textual reportagem, sua definição, características e estrutura, e sua aplicação no ensino de leitura e escrita. O trabalho é um recorte da pesquisa-ensino “O ensino da leitura e escrita a partir dos gêneros textuais”, desenvolvida na Universidade de Caxias do SulCARVI. A pesquisa apresenta um enfoque qualitativo-interpretativo e de aplicação didático-pedagógica. Fundamentam este artigo os PCNs (1998) e os autores Bakhtin (1992), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Kato (1990), Garcia-Debanc (1986), Koch (1993), Kaufman e Rodríguez (1995), Bahia (1990), Guedes (1994), Lage (1987), Petitjean (1994) e Dell'Isola (2007).

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Publicado

21-08-2012

Como Citar

SALTON KÖCHE, V.; FOGALI MARINELLO, A. O GÊNERO TEXTUAL REPORTAGEM E SUA APLICAÇÃO NO ENSINO DA LEITURA E ESCRITA. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 8, n. 16, p. 125–138, 2012. DOI: 10.48075/rt.v8i16.4012. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/trama/article/view/4012. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO