CARACTERIZAÇÕES DE JECA TATU NO SISTEMA BUROCRÁTICO ESTATAL BRASILEIRO SOB A ÓTICA WEBERIANA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v7i13.5216Palavras-chave:
Literatura Lobatiana, Burocracia, Max Weber.Resumo
O presente texto tem como propósito analisar o posicionamento do escritor Monteiro Lobato acerca do sistema burocrático estatal brasileiro por meio da pitoresca personagem Jeca Tatu, caracterizado nos contos Urupês (1918) e Jeca Tatu: a ressurreição (1918). Para esta investigação, privilegiam-se os conceitos de Max Weber no tocante à burocracia, os quais são discutidos nas obras Ensaios de Sociologia (1982), Os Economistas (1997) e Economia e Sociedade (2004). Para esse pensador, a burocracia é apresentada como organização necessária e eficiente por excelência, enquanto para Lobato, o sistema burocrático brasileiro parece caracterizar-se como ineficiente, uma vez que o personagem Jeca Tatu, metáfora do homem do campo da década de 1918, é tido como doente e incapacitado para o trabalho por ser, talvez, vítima do sistema político vigente, que não lhe garante mínimas condições de qualidade de vida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.