SEXUALIDADE E DISCURSOS EM CONFLITO EM "THE AWAKENING", DE KATE CHOPIN
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v1i1.599Palavras-chave:
The Awakening, Sexualidade, Discursos em conflito.Resumo
Este ensaio objetiva uma leitura semântico-discursiva do romance norte-americano The Awakening/ O despertar, escrito por Kate Chopin em 1899. A proposta interpretativa centra-se na análise de três personagens do romance, Alcée Arobin, Adèle Ratignolle e Mademoiselle Reisz, caracterizando-as como representativas de três modalidade discursivas diferenciadas, respectivamente, o discurso do prazer, o discurso da mulher-mãe e o discurso da independência feminina. Procura-se verificar como essas vozes permeiam o discurso da protagonista, Edna Pontellier, em sua tentativa de construir-se como sujeito na história de seu despertar.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.