CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO DA CATEGORIA TEMPO NOS GÊNEROS DISCURSIVOS CRÔNICA, CARTA COMERCIAL, NOTÍCIA E ENTREVISTA SOCIOLINGUÍSTICA PARA O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v9i18.8247Palavras-chave:
Tempo discursivo, Gênero discursivo, . Ensino de língua.Resumo
Este artigo apresenta resultados considerando a categoria Tempo, inserida em enunciados, com base em corpus, ligados às esferas jornalística (notícias), do cotidiano (entrevistas sociolinguísticas) e empresarial (cartas comerciais), com vistas a contribuir para o ensino da língua materna. Os fundamentos teóricos desta investigação correlacionam pressupostos do funcionalismo givoniano (Givón, 2001, 1984) e sociodiscursivos (Bakhtin, 2003, 1988), entre outros. A investigação acerca desses gêneros proporcionou a constatação de que características ligadas à temporalidade, de modo geral, apresentam-se de formas distintas: carta comercial - presente/futuro, acabado, realis; crônica - presente/pretérito perfeito, acabado, realis; notícia - pretérito perfeito, acabado, realis; entrevista sociolingüística - pretérito imperfeito, acabado, realis. A contribuição está posta, pois descreve a temporalidade nos gêneros em questão, desvelando sua estrutura discursiva.
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