Uso, mudança e variação linguística: a poesia enquanto retrato do Nordeste e do Sul brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v9i18.8254Palavras-chave:
língua, poesia, Sociolinguística.Resumo
Abordaremos aqui aspectos acerca do universo linguístico em potencial: o uso da língua, acompanhado de sua mudança e variação. Faremos a análise de dois poemas. O primeiro pertence ao poeta nordestino Patativa do Assaré, intitulado Aos poetas clássicos. O segundo, Bochincho, foi composto pelo gaúcho Jayme Caetano Braun. A questão norteadora desse trabalho é verificar se a partir dos pressupostos teóricos da Sociolinguística pode-se perceber diferenças (diatópicas, diastráticas, diafásicas e diacrônicas) constitutivas dos poemas representativos do Nordeste e do Sul brasileiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.