A representação da mulher na mídia: um olhar feminista sobre as propagandas de cerveja

Autores

  • Sabrina Uzêda da Cruz

Palavras-chave:

Gênero, Mídia, Representação.

Resumo

O tema a ser discutido é a violência simbólica de gênero, aqui abordada a partir da análise das propagandas de cerveja na mídia. A violência simbólica de gênero diz respeito aos constrangimentos impostos pelas representações sociais de gênero – sobre o masculino e o feminino. A mulher (e por extensão o seu corpo - assim fragmentados) está presente nas propagandas para ser "consumida" assim como a cerveja. A partir de um olhar antropológico feminista percebo que as práticas discursivas dominantes veiculadas pela mídia reiteram valores dominantes e tradicionais sobre as mulheres, constituindo uma forma de violência simbólica de gênero dentro da sociedade contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-08-2008

Como Citar

UZÊDA DA CRUZ, S. A representação da mulher na mídia: um olhar feminista sobre as propagandas de cerveja. Travessias, Cascavel, v. 2, n. 2, 2008. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/2997. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTE E COMUNICAÇÃO