BEM-ESTAR DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

  • Júlia Trevisan Martins
  • Renata Perfeito Ribeiro
  • Benedita Gonçalves de Assis Ribeiro
  • Maria Lucia do Carmo Cruz Robazzi
  • Eugenia Velludo Veiga

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v2i2.14885

Palavras-chave:

Docentes, Bem-estar

Resumo

Objetivo: analisar as produções científicas sobre a temática bem-estar entre docentes universitários. Materiais e métodos: revisão integrativa da literatura na qual a busca dos estudos primários foi realizada nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, US National Library of Medicine National Institutes of Health, Cochrane Library e Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, envolvendo estudos publicados entre 2000 a 2015. Resultados: a amostra final foi composta por três estudos, incluindo os transversais publicados em periódicos brasileiros. Nos estudos analisados, identificou-se o nível seis de evidência científica, tendo como abordagem o bem-estar subjetivo, psicológico e o bem-estar no trabalho. Conclusão: há estudos escassos e com baixo nível de evidência científica. A satisfação no trabalho propicia o bem-estar e a qualidade de vida dos docentes, tanto na vida pessoal como na profissional.

Descritores: Docentes; Universidades; Qualidade de vida.

Downloads

Publicado

22-12-2016

Como Citar

TREVISAN MARTINS, J.; PERFEITO RIBEIRO, R.; GONÇALVES DE ASSIS RIBEIRO, B.; DO CARMO CRUZ ROBAZZI, M. L.; VELLUDO VEIGA, E. BEM-ESTAR DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 156–164, 2016. DOI: 10.48075/vscs.v2i2.14885. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/14885. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Revisões de Literatura