BEM-ESTAR DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.48075/vscs.v2i2.14885Palavras-chave:
Docentes, Bem-estarResumo
Objetivo: analisar as produções científicas sobre a temática bem-estar entre docentes universitários. Materiais e métodos: revisão integrativa da literatura na qual a busca dos estudos primários foi realizada nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, US National Library of Medicine National Institutes of Health, Cochrane Library e Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, envolvendo estudos publicados entre 2000 a 2015. Resultados: a amostra final foi composta por três estudos, incluindo os transversais publicados em periódicos brasileiros. Nos estudos analisados, identificou-se o nível seis de evidência científica, tendo como abordagem o bem-estar subjetivo, psicológico e o bem-estar no trabalho. Conclusão: há estudos escassos e com baixo nível de evidência científica. A satisfação no trabalho propicia o bem-estar e a qualidade de vida dos docentes, tanto na vida pessoal como na profissional.
Descritores: Docentes; Universidades; Qualidade de vida.