ACIDENTES DE TRABALHO COM EXPOSIÇÃO À MATERIAL BIOLÓGICO NOTIFICADOS EM UM HOSPITAL DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.48075/vscs.v4i2.20774Palavras-chave:
Material biológico, profissionais da saúde, acidente de trabalho, exposição ocupacionalResumo
Objetivo: Este estudo teve como objetivo conhecer os acidentes de trabalho com exposição à material biológico notificado em um hospital de ensino, entre os anos de 2014 a 2017. Materiais e Métodos: Foi um estudo documental, retrospectivo, com análise quantitativa. Foram coletados dados do acidentado, tipo de exposição e uso de equipamento de proteção individual (EPI), de todos os casos de acidentes com material biológico notificados no Sistema de Informação de Agravo de Notificação (SINAN), de um hospital de ensino. Resultados: No período do estudo, foi notificado o total de 572 casos, destes, 297 (51,93%) ocorreram por agulha, 444 (77,62%) dos acidentados eram do gênero feminino, 422 (73,77%) ocorreram por lesão percutânea, em 344 (60,13%) acidentes, houve comunicação do acidente do trabalho. Do total de notificações, 255 casos necessitaram de quimioprofilaxia e 435 (76,05%) casos tiveram contato com sangue no momento do acidente. Conclusão: Nesse contexto, mostra-se relevante buscar estratégias que possibilitem a tomada de decisão, assim como o planejamento de ações voltadas para a prevenção da ocorrência dos acidentes de trabalho com exposição à material biológico. Trabalhar com o cuidado exige também cuidado com o profissional de saúde, para que ele possa desenvolver suas funções com habilidade, segurança e motivação.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.