EXPERIÊNCIA DOS RESIDENTES DE ENFERMAGEM NA REORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO PARA ENFRENTAMENTO DA COVID-19

Autores

  • Gilson Fernandes da Silva Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel. Escola de Saúde Pública Municipal. https://orcid.org/0000-0001-9107-2656
  • Bruna Emilia Mareco de Almeida Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel/PR/Brasil. Enfermeira. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família – Cascavel/PR. Secretaria Municipal da Saúde de Cascavel/PR/Brasil.
  • Elias Cordova Schneider Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel/PR/Brasil. Enfermeiro. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família – Cascavel/PR. Secretaria Municipal da Saúde de Cascavel/PR/Brasil.
  • Luana Lunardi Alban Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel/PR/Brasil. Enfermeira. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família – Cascavel/PR. Secretaria Municipal da Saúde de Cascavel/PR/Brasil.
  • Milena Sandri Sales Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel/PR/Brasil. Enfermeira. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família – Cascavel/PR. Secretaria Municipal da Saúde de Cascavel/PR/Brasil.
  • Suely de Moura Santos de Sousa Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel/PR/Brasil. Enfermeira. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família – Cascavel/PR. Secretaria Municipal da Saúde de Cascavel/PR/Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v7i2.27462
Agências de fomento

Palavras-chave:

Doença pelo Novo Coronavírus (2019-nCoV), Capacitação em Serviço, Educação de Pós-Graduação em Enfermagem, Estratégia Saúde da Família.

Resumo

A atual pandemia acarretou diversas mudanças ao estilo de vida da população e aos serviços de saúde, o que propiciou a reorganização do processo de trabalho; nessa perspectiva, figura o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (PRMSF). Este estudo tem por objetivo descrever as experiências vivenciadas pelos residentes de enfermagem, do programa de residência multiprofissional em saúde da família, no contexto da pandemia da COVID-19. Trata-se de um relato de experiência desenvolvido a partir da metodologia descritivo-reflexiva, baseado na atuação e em ações desenvolvidas pelos residentes de enfermagem, entre os meses de março a maio de 2021, no município de Cascavel/PR. Tem sido um grande desafio reorganizar o processo de trabalho da enfermagem na Atenção Primária à Saúde (APS), pois independentemente da pandemia, as demandas em saúde continuaram existindo. Os residentes de Enfermagem, com as equipes, preceptores e tutores, realizaram e continuam buscando estratégias para auxiliar a reorganização dos serviços de saúde. Ademais, atuam na linha de frente no combate para conter o vírus, readequando o atendimento multiprofissional com o objetivo de manter o potencial resolutivo da APS, além de desenvolver atividades que visam diminuir o impacto nas ações de Programas de Saúde da Mulher, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), desenvolvimento de crianças, risco nutricional e acompanhamento de pacientes crônicos, como os portadores de lesões por pressão. Espera-se que as temáticas elencadas acerca do desdobramento do trabalho dos residentes de enfermagem sirvam de reflexão e inspiração para outros profissionais da APS, que enfrentam os mesmos cenários.

Biografia do Autor

Gilson Fernandes da Silva, Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel. Escola de Saúde Pública Municipal.

Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel. Escola de Saúde Pública Municipal. Enfermeiro. Gerente da Escola de Saúde Pública de Cascavel/PR. Coordenador e Tutor do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família – Cascavel/PR. Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel/PR/Brasil. Mestre em Biociências e Saúde pela UNIOESTE.

Bruna Emilia Mareco de Almeida, Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel/PR/Brasil. Enfermeira. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família – Cascavel/PR. Secretaria Municipal da Saúde de Cascavel/PR/Brasil.

Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel/PR/Brasil. Enfermeira. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família – Cascavel/PR. Secretaria Municipal da Saúde de Cascavel/PR/Brasil.

Elias Cordova Schneider, Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel/PR/Brasil. Enfermeiro. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família – Cascavel/PR. Secretaria Municipal da Saúde de Cascavel/PR/Brasil.

Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel/PR/Brasil. Enfermeiro. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família – Cascavel/PR. Secretaria Municipal da Saúde de Cascavel/PR/Brasil.

Luana Lunardi Alban, Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel/PR/Brasil. Enfermeira. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família – Cascavel/PR. Secretaria Municipal da Saúde de Cascavel/PR/Brasil.

Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel/PR/Brasil. Enfermeira. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família – Cascavel/PR. Secretaria Municipal da Saúde de Cascavel/PR/Brasil.

Milena Sandri Sales, Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel/PR/Brasil. Enfermeira. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família – Cascavel/PR. Secretaria Municipal da Saúde de Cascavel/PR/Brasil.

Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel/PR/Brasil. Enfermeira. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família – Cascavel/PR. Secretaria Municipal da Saúde de Cascavel/PR/Brasil.

Suely de Moura Santos de Sousa, Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel/PR/Brasil. Enfermeira. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família – Cascavel/PR. Secretaria Municipal da Saúde de Cascavel/PR/Brasil.

Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel/PR/Brasil. Enfermeira. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família – Cascavel/PR. Secretaria Municipal da Saúde de Cascavel/PR/Brasil.

Downloads

Publicado

30-12-2021

Como Citar

SILVA, G. F. da; ALMEIDA, B. E. M. de; SCHNEIDER, E. C.; ALBAN, L. L.; SALES, M. S.; SOUSA, S. de M. S. de. EXPERIÊNCIA DOS RESIDENTES DE ENFERMAGEM NA REORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO PARA ENFRENTAMENTO DA COVID-19. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 88–97, 2021. DOI: 10.48075/vscs.v7i2.27462. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/27462. Acesso em: 28 mar. 2024.