PARTO DOMICILIAR REALIZADO POR ENFERMEIRAS OBSTETRAS:

PROFISSIONAIS QUE ACOLHEM E RESPEITAM

Autores

  • Maycon Hoffmann Cheffer
  • Ellen de Carvalho Zimmermann
  • Maria Aparecida Bezerra Pinto
  • Ityara Cristina Busetti
  • Manuela Pires Gonzales Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz (FAG).

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v8i1.28444

Resumo

Objetivo: Descrever a percepção de mulheres que vivenciaram o parto humanizado assistido por enfermeira obstetra. Materiais e métodos: estudo exploratório e descritivo, de cunho qualitativo realizado com 22 mulheres que tiveram parto domiciliar assistido por enfermeira obstetra entre janeiro de 2018 a maio de 2020. A coleta de dados foi realizada no mês de agosto de 2020 pelo formulário disponibilizado online, devido à pandemia do Covid-19. Resultados: Foram identificadas oito categorias: Segurança com o parto domiciliar e a mulher como protagonista, busca pela aplicação das boas práticas a mulher e ao recém-nascido, relatos de experiência positivas como coadjuvante na escolha do parto domiciliar, apoio do marido, intercorrências, escolha pelo parto domiciliar em nova gestação, parto domiciliar superando as expectativas, e enfermeiras obstetras vistas como anjos que acolhem e respeitam. Conclusão: as mulheres compreendem a fisiologia do parto, não somente como receptoras de informações, mas sim como atuantes empoderadas, se tornam protagonistas do seu trabalho de parto e do nascimento de seus filhos.

Biografia do Autor

Maycon Hoffmann Cheffer

Enfermeiro. Docente de Enfermagem do Centro Universitário Assis Gurgacz (FAG). Doutorando em enfermagem Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Ellen de Carvalho Zimmermann

Enfermeira. Centro Universitário Assis Gurgacz (FAG).

Maria Aparecida Bezerra Pinto

Enfermeira. Centro Universitário Assis Gurgacz (FAG). 

Ityara Cristina Busetti

Enfermeira. Docente de Enfermagem do Centro Universitário Assis Gurgacz (FAG).

Downloads

Publicado

02-08-2022

Como Citar

CHEFFER, M. H. .; ZIMMERMANN, E. de C. .; PINTO, M. A. B.; BUSETTI, I. C. .; GONZALES, M. P. . PARTO DOMICILIAR REALIZADO POR ENFERMEIRAS OBSTETRAS: : PROFISSIONAIS QUE ACOLHEM E RESPEITAM. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 58–68, 2022. DOI: 10.48075/vscs.v8i1.28444. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/28444. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais