FAKE NEWS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 E AÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE NO BRASIL

Autores

  • Anthony Felipe Vasineski Unioeste - Cascavel
  • Leda Aparecida Vanelli Nabuco de Gouvêa Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v8i1.29020

Resumo

Objetivo: Identificar que temas de saúde predominaram nas mensagens certificadas como fake news pelo Ministério da Saúde (MS) e que foram difundidas por redes sociais no contexto da pandemia da Covid-19 no Brasil, em sua fase inicial. Método: Pesquisa documental com abordagem quantitativa, de caráter descritivo. Os dados foram coletados em página do MS no período de fevereiro a junho de 2020, tabulados e analisados descritivamente por estatística simples e análise temática. Resultados: Foram coletadas 56 mensagens certificadas como fake news e disseminadas na fase de pandemia, denominada de preparação, alerta e primeiras respostas. Os temas principais foram: tratamento, 30,3% (17), descrédito institucional, 19,6% (11), causa, 17,8% (10), disseminação, 14,2% (8) e as demais prevenção e mimese científica com 8,9% (5) cada. O mês de fevereiro registrou o maior número de postagens, sendo os temas causa e tratamento os mais expressivos, e no mês de março o tema tratamento passou a predominar. Conclusão: A proliferação de mensagens falsas afeta a saúde individual e coletiva. O descrédito da ciência e de instituições, incluindo o Sistema Único de Saúde (SUS), configurando-se em tema constante e nefasto para o controle da pandemia.

Biografia do Autor

Anthony Felipe Vasineski, Unioeste - Cascavel

Acadêmico do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus de Cascavel.

Leda Aparecida Vanelli Nabuco de Gouvêa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Educação. Professora no curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus Cascavel/PR.

Downloads

Publicado

02-08-2022

Como Citar

VASINESKI, A. F.; GOUVÊA, L. A. V. N. de. FAKE NEWS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 E AÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE NO BRASIL. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 34–45, 2022. DOI: 10.48075/vscs.v8i1.29020. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/29020. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais