A PARTICIPAÇÃO DE ENFERMEIROS RESIDENTES EM ESTRATÉGIAS PARA O ALCANCE DOS INDICADORES DO PREVINE BRASIL

Autores

  • Alan Diego de Jesus Portela Escola de Saúde Pública Municipal de Cascavel - Paraná, Brasil
  • Donátila Cristina Lima Lopes Escola de Saúde Pública Municipal de Cascavel - Paraná, Brasil
  • Gleyceane Pinheiro de Oliveira Escola de Saúde Pública Municipal de Cascavel - Paraná, Brasil
  • Gilson Fernandes da Silva Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel. Escola de Saúde Pública Municipal. https://orcid.org/0000-0001-9107-2656
  • Jeanne Gomes da Silva Nogueira Escola de Saúde Pública Municipal de Cascavel - Paraná, Brasil
  • Raiana Friedrich Cavalheiro Escola de Saúde Pública Municipal de Cascavel - Paraná, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v8i2.30133

Resumo

Introdução: As instabilidades e as restrições orçamentárias vivenciadas recentemente inviabilizam o alcance dos objetivos constitucionais, o que demandou uma revisão da alocação dos recursos. Em 2019, adotou-se um novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde, o Previne Brasil. Objetivo: refletir sobre a influência do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (PRMSF) sobre os indicadores de saúde do novo financiamento da APS, no acesso aos serviços e assistência oferecidos aos usuários em Unidades de Saúde da Família (USF) de Cascavel/PR. Metodologia: estudo descritivo e qualitativo, do tipo relato de experiência, baseado nas estratégias gerenciais e assistenciais realizadas entre março e setembro de 2022, nas Unidades de Saúde da Família (USF) utilizadas como campo de prática, em Cascavel, Paraná. Resultados e Discussões: as ações diante do indicador 1 se mostraram eficazes, produzindo maior participação das gestantes no processo do cuidado e aumento do comparecimento às consultas de pré-natal; as implementadas para o rastreio do câncer de colo uterino contribuíram para o aumento da procura pelo exame; para os indicadores 6 e 7, referente ao cuidado continuado de hipertensos e diabéticos, resultaram na atualização cadastral e motivou a retomada do gerenciamento da saúde desse público. Considerações finais: as estratégias contribuíram para o pensamento crítico, raciocínio clínico e gerenciamento do cuidado. Todavia, observou-se que o Previne Brasil impactou na assistência integral, formação, tempo de atendimento e na escuta ativa, devido a priorização dos números em detrimento à qualidade.

Biografia do Autor

Alan Diego de Jesus Portela, Escola de Saúde Pública Municipal de Cascavel - Paraná, Brasil

Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel/PR/Brasil. Enfermeiro. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família – Cascavel/PR.

Donátila Cristina Lima Lopes, Escola de Saúde Pública Municipal de Cascavel - Paraná, Brasil

Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel/PR/Brasil. Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela UFRN. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família – Cascavel/PR.

Gleyceane Pinheiro de Oliveira, Escola de Saúde Pública Municipal de Cascavel - Paraná, Brasil

Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel/PR/Brasil. Enfermeira. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família – Cascavel/PR.

Gilson Fernandes da Silva, Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel. Escola de Saúde Pública Municipal.

Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel. Escola de Saúde Pública Municipal. Enfermeiro. Gerente da Escola de Saúde Pública de Cascavel/PR. Coordenador e Tutor do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família – Cascavel/PR. Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel/PR/Brasil. Mestre e Doutorando em Biociências e Saúde pela Unioeste, Cascavel/PR.

Jeanne Gomes da Silva Nogueira, Escola de Saúde Pública Municipal de Cascavel - Paraná, Brasil

Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel/PR/Brasil. Enfermeira. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família – Cascavel/PR.

Raiana Friedrich Cavalheiro, Escola de Saúde Pública Municipal de Cascavel - Paraná, Brasil

Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel/PR/Brasil. Enfermeira. Especialista em gerenciamento de enfermagem em clínica médica e cirúrgica pela UNIOESTE. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família – Cascavel/PR.

Downloads

Publicado

31-12-2022

Como Citar

PORTELA, A. D. de J.; LOPES, D. C. L.; OLIVEIRA, G. P. de .; SILVA, G. F. da; NOGUEIRA, J. G. da S. .; CAVALHEIRO, R. F. . A PARTICIPAÇÃO DE ENFERMEIROS RESIDENTES EM ESTRATÉGIAS PARA O ALCANCE DOS INDICADORES DO PREVINE BRASIL. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 173–180, 2022. DOI: 10.48075/vscs.v8i2.30133. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/30133. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência