A IMPORTÂNCIA DO SIGILO PROFISSIONAL COMO DIREITO DO USUÁRIO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: Relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v9i1.30342

Resumo

Introdução: Os profissionais da atenção primária em saúde têm acesso às informações de saúde do usuário na realização do cuidado/atendimento. Diante disso, é oportuno discutir a questão do sigilo e da privacidade das informações no trabalho em equipe. Objetivo: abordar a importância do sigilo na realização do trabalho multiprofissional expondo a vivência dos residentes de Serviço Social do PRMSF no desenvolvimento de uma ação educativa sobre a importância da preservação do sigilo profissional pelos profissionais das equipes ESF durante os atendimentos realizados na APS. Metodologia: Estudo descritivo-reflexivo, qualitativo, do tipo relato de experiência, construído a partir da vivência dos residentes do Serviço Social nas Unidades de Saúde da Família (USF), no município de Cascavel-PR, entre os meses de março a novembro de 2022. Resultados e discussões: Foram identificadas situações que são empecilhos para a concretização desse direito, sendo: comentários sobre os usuários em locais coletivos, atendimento em espaços físicos inapropriados que não garantem a confidencialidade do atendimento; registro em prontuário eletrônico do qual muitos têm acesso e o encaminhamento para a rede intersetorial. A partir da percepção dessas problemáticas, foi desenvolvida uma ação educativa com finalidade de discutir a importância da preservação do sigilo e da confidencialidade pelos profissionais de saúde. Conclusão: Destaca-se a importância do sigilo e da privacidade e a necessidade do fortalecimento da educação permanente para a equipe multiprofissional, visando o aperfeiçoamento e a qualidade do serviço ofertado.

Biografia do Autor

Gilson Fernandes da Silva, Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel. Escola de Saúde Pública Municipal.

Enfermeiro. Gerente da Escola de Saúde Pública Municipal de Cascavel/PR. Coordenador e Tutor do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família - Cascavel/PR. Mestre e Doutorando em Biociências e Saúde pela UNIOESTE.

Christiani Cassoli Bortoloto Lopes, Escola de Saúde Pública Municipal de Cascavel - Paraná, Brasil.

Assistente Social. Tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família - Cascavel/PR. Mestra em Educação pela UNIOESTE.

Luan Gomes de Camargo, Escola de Saúde Pública Municipal de Cascavel - Paraná, Brasil

Assistente Social. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família – Cascavel/PR.

Lara Gouveia Studzinski, Escola de Saúde Pública Municipal de Cascavel - Paraná, Brasil

Assistente Social. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família – Cascavel/PR

Raquel Isamara Petry Schlindwein, Escola de Saúde Pública Municipal de Cascavel - Paraná, Brasil

Assistente Social. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família – Cascavel/PR.

Vitória Beserra Marcone, Escola de Saúde Pública Municipal de Cascavel - Paraná, Brasil

Assistente Social. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família – Cascavel/PR.

Luís Henrique Cerqueira Vila Verde, Escola de Saúde Pública Municipal de Cascavel - Paraná, Brasil

Dentista. Preceptor e Docente de bioética e ética profissional do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Mestre em Odontologia pela UNIOESTE.

Downloads

Publicado

01-09-2023

Como Citar

SILVA, G. F. da; LOPES, C. C. B.; CAMARGO, L. G. de; STUDZINSKI, L. G.; SCHLINDWEIN, R. I. P.; MARCONE, V. B.; VERDE, L. H. C. V. A IMPORTÂNCIA DO SIGILO PROFISSIONAL COMO DIREITO DO USUÁRIO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: Relato de experiência. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 84–92, 2023. DOI: 10.48075/vscs.v9i1.30342. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/30342. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência