CARACTERIZAÇÃO SOCIODEMOGRÁFICA E CLÍNICA EPIDEMIOLÓGICA DAS MENINGITES EM UM HOSPITAL DE ENSINO NO PARANÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v9i2.31552

Resumo

Objetivo: realizar uma caracterização sociodemográfica e clínica epidemiológica de pacientes notificados por meningites no SINAN internados em hospital de ensino da região oeste do Paraná no período de 2017-2019. Materiais e Métodos: trata-se de um estudo quantitativo, retrospectivo, descritivo do tipo transversal realizado através do sistema de informações de agravos de notificação (SINAN) de pacientes internados em um hospital de ensino da região oeste do Paraná, no período de 01 de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2019. Resultados: no estudo foram identificadas 225 notificações por meningites ao SINAN, predominantemente de pacientes do sexo masculino, menores de um ano, da raça branca. Os sintomas mais prevalentes foram: febre, cefaleia e vômitos, com critério de confirmação quimiocitológico, maiores notificações de meningites assépticas, e evolução final, com destaque na alta hospitalar. Conclusão: o estudo permitiu agregar informações, trazendo dados dos últimos três anos sobre as meningites em um hospital de ensino, tendo como fonte secundária dados da ficha de notificação do SINAN. Além disso, sugerir a intensificação de ações e prevenção, acerca dos sinais e sintomas, e aprimoramento no preenchimento das fichas de notificação reforçado pelos profissionais da saúde, por meio de ações preventivas.

Biografia do Autor

Carolinne Cardoso da Silva, Universidde Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Egressa do Programa de Residência em Vigilância em Saúde e Controle de Infecção. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Campus Cascavel/PR.

Cláudia Ross, Docente do Programa de Residência em Vigilância em Saúde e Controle de Infecção. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Campus Cascavel/PR.

Professora na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Maristela Salete Maraschin, Universidde Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Docente do Programa de Residência em Vigilância em Saúde e Controle de Infecção. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Campus Cascavel/PR.

Fabiana Severino Kupka, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP).

Enfermeira do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar. Hospital Universitário do Oeste do Paraná. Cascavel/PR

Downloads

Publicado

31-12-2023

Como Citar

CARDOSO DA SILVA, C.; ROSS, C.; SALETE MARASCHIN, M.; SEVERINO KUPKA, F. CARACTERIZAÇÃO SOCIODEMOGRÁFICA E CLÍNICA EPIDEMIOLÓGICA DAS MENINGITES EM UM HOSPITAL DE ENSINO NO PARANÁ. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 151–163, 2023. DOI: 10.48075/vscs.v9i2.31552. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/31552. Acesso em: 27 abr. 2024.