ACOMPANHAMENTO ODONTOLÓGICO INSERIDO NO CUIDADO PRÉ-NATAL EM MUNICÍPIO DE REGIÃO TRINACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v9i1.31637

Resumo

Objetivo: descrever o acompanhamento odontológico no pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde e no Centro Materno Infantil de Foz do Iguaçu-PR. Método: estudo descritivo, retrospectivo e quantitativo, com busca de dados no Sistema de Informação em Saúde do município, nos anos de 2018 a 2021. Resultados: nesse período, as unidades básicas de saúde atenderam 8.337 gestantes e apenas 28,58% (n=2.382) realizaram acompanhamento odontológico. Verificou-se um aumento da assistência odontológica no pré-natal em 2021, justificado pela pactuação com o Previne Brasil. No Centro Materno Infantil, dos 439 atendimentos de pré-natal, 68,56% (n=301) foram paraguaias/brasiguaias e o acompanhamento odontológico ocorreu apenas em 2021, com atendimento próximo ao total das gestantes 97,14% (n=102). Conclusões: os dados evidenciam a baixa oferta de acompanhamento odontológico, necessidade de educação em saúde bucal para as gestantes brasileiras e para as brasiguaias/paraguaias e educação permanente para os profissionais atuantes na região da fronteira Brasil, Paraguai e Argentina.

Biografia do Autor

Soraia Mayane Souza Mota, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Cirurgião dentista. Mestre em Saúde Pública em Região de Fronteira pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Sandra Palmeira Melo Gomes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Cirurgião dentista. Mestre em Saúde Pública em Região de Fronteira pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Neide Martins Moreira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Enfermeira. Doutora. Docente na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Reinaldo Antonio Silva Sobrinho, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Enfermeiro. Doutor. Docente na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Rosane Meire Munhak da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Enfermeira. Doutora. Docente na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Adriana Zilly, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Bióloga. Farmacêutica. Doutora. Docente  da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Downloads

Publicado

01-09-2023

Como Citar

MOTA, S. M. S.; GOMES, S. P. M.; MOREIRA, N. M.; SILVA SOBRINHO, R. A.; DA SILVA, R. M. M.; ZILLY, A. ACOMPANHAMENTO ODONTOLÓGICO INSERIDO NO CUIDADO PRÉ-NATAL EM MUNICÍPIO DE REGIÃO TRINACIONAL. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 48–56, 2023. DOI: 10.48075/vscs.v9i1.31637. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/31637. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais