PERFIL DE PACIENTES COM LESÕES POR PRESSÃO ATENDIDOS POR UM SERVIÇO DE ATENÇÃO DOMICILIAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v9i2.31878

Resumo

RESUMO: Introdução: no Brasil aumentou a prevalência de pacientes acompanhados pelo Serviço de Atenção Domiciliar com lesões por pressões. A maior parte dos pacientes não possuem cuidador profissional capacitado ou quando possuem, estes não são esclarecidos, ou ainda não apresentam disponibilidade para realizar os cuidados necessários para melhora ou não surgimento de novas lesões. Objetivo: caracterizar pacientes com lesão por pressão atendidos em um serviço de atenção domiciliar no interior de São Paulo. Métodos: trata-se de um estudo longitudinal, descritivo com coleta de dados realizados por meio de visitas multiprofissionais. Os critérios de inclusão foram de acordo com os critérios de admissão do melhor em casa: pacientes em cuidados domiciliares, com lesões em estágio II, III, IV e não classificável. Os critérios de exclusão foram os pacientes que não possuíam lesão por pressão, que estivessem de alta do serviço por cura ou óbito. Resultados: os dados foram coletados semanalmente durante os meses de abril a setembro, sendo cada paciente acompanhado por três meses. No total, participaram da pesquisa 23 pacientes. Os resultados apontam que a maioria eram idosos, com prevalência das lesões na região sacral, nos estágios II e III. Conclusão: o cuidador principal em sua maioria era algum familiar ou cuidador informal e o tempo dedicado ao cuidado era em 80% integral, sem revezamento. A maior parte dos participantes são idosos, sendo as lesões sacrais nos estágios II e III as mais prevalentes.

Biografia do Autor

Michelle Fernanda da Silva

Enfermeira. Centro Universitário Central Paulista (Unicep).

Patrícia Cristina Brassolatti

Enfermeira. Centro Universitário Central Paulista (Unicep).

Caroline Elias Rippel

Enfermeira. Mestranda na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Chris Mayara Tibes-Cherman, Universidade de São Paulo - USP.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP/USP. Docente Uniamérica Descomplica.

Danielle Cristina Gabuio

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de ribeirão Preto - EERP/USP. Docente Unicep.

Downloads

Publicado

31-12-2023

Como Citar

SILVA, M. F. da; BRASSOLATTI, P. C.; RIPPEL, C. E.; TIBES-CHERMAN, C. M.; GABUIO, D. C. PERFIL DE PACIENTES COM LESÕES POR PRESSÃO ATENDIDOS POR UM SERVIÇO DE ATENÇÃO DOMICILIAR. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 216–227, 2023. DOI: 10.48075/vscs.v9i2.31878. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/31878. Acesso em: 28 abr. 2024.