EDUCAÇÃO EM SAÚDE DURANTE O PRÉ-NATAL NA PERSPECTIVA DE GESTANTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v9i2.31997

Resumo

Introdução: A gestação é um período especial na vida das mulheres e de seus familiares e merece cuidado individualizado, oferecendo educação em saúde, visando reduzir as repercussões negativas da fragilização diante das dúvidas apreensões. Objetivo: Compreender como as gestantes estão recebendo educação em saúde durante o pré-natal na Atenção Primária à Saúde (APS). Metodologia: Estudo qualitativo, com nove gestantes, maiores de 18 anos que fizeram o pré-natal na APS. Foram realizadas entrevistas gravadas presenciais com questões orientadoras. A análise de conteúdo guiou o estudo. Resultados: Identificou-se quatro temas: 1) Orientações recebidas no Pré natal; 2) Sinais de alerta na gestação; 3) Elaboração do Plano de Parto (PP); e 4) Expectativas quanto as orientações durante o pré-natal. Discussão: Os relatos evidenciaram a falta de orientações recebidas no pré-natal com relatos incipientes sobre os sinais de alerta, e pouco conhecimento sobre PP. Considerações: Faz-se necessário formação profissional, capacitações, informação e qualificação permanente, bem como, instigar a gestante sobre seus direitos e poder de escolha, assim como identificar a importância desse processo de educação em saúde como um meio de empoderar a mulher durante todo o ciclo gravídico e puerperal, minimizando intervenções obstétricas desnecessárias e corroborando para desfechos saudáveis, o que poderá reduzir a morbimortalidade materna e infantil.

Biografia do Autor

Isabela Lopes Carvalho, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOESTE

Enfermeira. Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Sebastião Caldeira

Doutor em Ciências. PPGE-EEUSP. Docente em Enfermagem em Saúde da Mulher: Ginecologia e Obstetrícia. Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).

Alessandra Crystian Engles dos Reis

Doutora em Educação em Ciências. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Leda Aparecida Vanelli Nabuco de Gouvêa

Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana. Docente Curso Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Downloads

Publicado

31-12-2023

Como Citar

CARVALHO, I. L.; CALDEIRA, S.; REIS, A. C. E. dos; GOUVÊA, L. A. V. N. de. EDUCAÇÃO EM SAÚDE DURANTE O PRÉ-NATAL NA PERSPECTIVA DE GESTANTES. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 192–200, 2023. DOI: 10.48075/vscs.v9i2.31997. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/31997. Acesso em: 28 abr. 2024.