PAPEL DO FATOR DE NECROSE TUMORAL NA REABILITAÇÃO FÍSICA DO ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL:

REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v9i2.32127

Resumo

O acidente vascular cerebral (AVC) é uma condição neurológica súbita devido a lesões vasculares, com impacto global significativo. Em 2022, no Brasil, causou 87.518 óbitos. Diversos tipos de lesões estão normalmente associados a obstruções vasculares, desencadeando um processo inflamatório. Indivíduos afetados frequentemente apresentam déficits físicos, cognitivos e de linguagem, exigindo abordagens interdisciplinares de reabilitação. Citocinas, em especial o TNF-α, desempenham um papel na resposta inflamatória, mas a natureza exata de sua influência na recuperação e reabilitação ainda não está esclarecida. O objetivo desta revisão foi correlacionar a interação entre o TNF-α e a reabilitação física pós-AVC, formulando uma pergunta de pesquisa com base na estratégia PICO e selecionando artigos publicados entre 2010 e 2022, em inglês, português e espanhol. O processo de pesquisa envolveu a análise de 366 artigos por três revisores independentes e cegados, resultando na inclusão de dois artigos após exclusões sucessivas. Dentre esses artigos, um estudo clínico randomizado investigou o efeito do treinamento aeróbico na resposta inflamatória, enquanto uma metanálise explorou a relação entre inflamação e recuperação pós-AVC. Ambos destacaram a importância da reabilitação física na modulação das citocinas inflamatórias em pacientes acometidos, embora tenham adotado abordagens distintas, com o propósito de evidenciar a importância desta intervenção na regulação das citocinas em indivíduos que sofreram AVC. Esta revisão visa aprofundar a compreensão da relação entre o TNF-α e a reabilitação, enfatizando a necessidade de pesquisas futuras com amostras mais amplas e desenhos metodológicos mais específicos para uma compreensão mais aprofundada do papel do TNF-α na reabilitação pós-AVC.

Biografia do Autor

Rodrigo Juliano Grignet, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE Campus FozUNILA - Universidade da Integração Latino-Americana.

Professor de Fisiologia Humana e Anatomia da UNILA. Profissional da rede assistencial de saúde do Município de Foz do iguaçu - Atenção Pirmária em Saúde. Preceptor da Residência Multiprofissional na APS. Aluno concluso do Mestrado de Ensino -  Ferramentas e Tecnologias. Discente do Programa de Pós-graduação em Biociências e Saúde da Unioeste - nível Doutorado.

Juliann Ernesto Grignet, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste Campus Cascavel

Acadêmico do curso de Medicina - Unioeste Cascavel

Jean Franciesco Vettorazzi, Universidade da Integração Latino-Americana - Unila

Formado em Ciências Biológicas, bacharel, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE-2007/2010). Mestre (2011/2013) e Doutor (2013/2017) em Biologia Funcional e Molecular, área de Fisiologia Humana, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui pós-doutorado em Biologia Funcional e Molecular no Laboratório de Pâncreas Endócrino e Metabolismo, Instituto de Biologia, UNICAMP. Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

Maria Claudia Gross, Universidade da Integração Latino-Americana - Unila

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2002), mestrado e doutorado em pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2009). Professora do Departamento de Genética, do Instituto de Ciências Biológicas, da Universidade Federal do Amazonas, de 2009 a 2016. Professora associada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, de 2016 até o momento, atuando como docente do curso de medicina. Orientadora no programa de pós-graduação em Biociências (UNILA). Tem experiência em metodologia ativa de ensino e pesquisa nas áreas de Genética e Biologia Celular, com ênfase em Citogenômica e Mutagênese.

Rose Meire Costa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste Campus Cascavel.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (1987), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Celular) pela Universidade Estadual de Maringá (1990), doutorado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (1998) e Case Western Reverse University (Cleveland, Ohio, EUA), e pós-doutorado em Biologia Celular pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professor associado nível C da Universidade Estadual do Oeste do Paraná; onde atua na graduação, cursos de Medicina, Ciências Biológicas, Farmácia e Fisoterapia, e na pós-graduação, mestrado e doutorado em Biociências e Saúde. Trabalha na linha de pesquisa em morfofisiologia e ultra-estrutura animal e ensino de Ciências e Biologia.

Lucinéia de Fátima Chasco Ribeiro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste Campus Cascavel.

Professora Associada do Centro de Ciências Médicas e Farmacêuticas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Pós-doutora pela Universidade Federal do Paraná- UFPR (2020), doutora (2009) e mestre (2003) em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Estadual de Maringá- UEM. Bacharel em Ciências Biológicas pela UNIOESTE (1999) e em Fisioterapia pelo centro Universitário UNIVEL (2022). Faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biociências e Saúde, onde pesquisa Recursos terapêuticos nas disfunções neuromusculoesqueléticas e do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, Residência Multiprofissional em Reabilitação Integral das Anomalias Craniofaciais onde pesquisa temas relacionados ao Desenvolvimento Neuropsicomotor e Assimetrias Cérvico-crânio-faciais. Líder do Grupo de Pesquisa em Morfofisiologia e Ultraestrutura Animal.

Downloads

Publicado

31-12-2023

Como Citar

GRIGNET, R. J.; GRIGNET, J. E.; VETTORAZZI, J. F.; GROSS, M. C.; COSTA, R. M.; RIBEIRO, L. de F. C. PAPEL DO FATOR DE NECROSE TUMORAL NA REABILITAÇÃO FÍSICA DO ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL: : REVISÃO INTEGRATIVA . Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 248–261, 2023. DOI: 10.48075/vscs.v9i2.32127. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/32127. Acesso em: 28 abr. 2024.