IMPLEMENTAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM CUIDADOS DE ENFERMAGEM A PACIENTES CRÍTICOS

REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/vscs.v11i1.36621

Resumo

Objetivo: identificar como as ferramentas de Inteligência Artificial (IA) têm sido implementadas na enfermagem em unidades de terapia intensiva. Métodos: foi realizada uma revisão integrativa da literatura, com buscas nas bases de dados Web of Science, Embase, MEDLINE, PubMed, CINAHL, SciELO, LILACS e BDENF. Foram incluídos estudos publicados entre 2014 e 2024, em português, inglês e espanhol, que abordassem o uso de IA na enfermagem em UTIs. Resultados: dos 4.308 estudos identificados, cinco atenderam aos critérios de inclusão. A maioria era estudos observacionais retrospectivos (60%) e utilizou redes neurais. A análise dos estudos revelou que a IA tem sido utilizada para predizer complicações clínicas, automatizar tarefas de cuidado e melhorar a acurácia diagnóstica. No entanto, desafios como dificuldades na interoperabilidade de sistemas, a necessidade de treinamento profissional e questões éticas ainda precisam ser superados. Conclusão: a IA possui um potencial significativo para otimizar a prática de enfermagem em UTIs, mas sua implementação ainda enfrenta barreiras técnicas e organizacionais. Pesquisas adicionais são necessárias para avaliar a efetividade dessas tecnologias e desenvolver diretrizes para garantir sua aplicação segura e eficiente.

Biografia do Autor

Reginaldo Passoni dos Santos, Centro Universitário Univel

Mestre em Biociências e Saúde. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Univel. 

Caroline Zanotelli Jorge, Centro Universitário Univel

Estudante de Graduação em Enfermagem no Centro Universitário Univel.

Ariana Rodrigues da Silva Carvalho, Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde. Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Doutora em Enfermagem. Docente no Programa de Pós-Graduação em Biociências e Saúde, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Downloads

Publicado

17-01-2026

Como Citar

SANTOS, R. P. dos; JORGE, C. Z.; CARVALHO, A. R. da S. IMPLEMENTAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM CUIDADOS DE ENFERMAGEM A PACIENTES CRÍTICOS: REVISÃO INTEGRATIVA. Varia Scientia - Ciências da Saúde, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e36621, 2026. DOI: 10.48075/vscs.v11i1.36621. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/36621. Acesso em: 30 jan. 2026.