Avaliação de rendimento e características morfométricas do curimbatá Prochilodus Lineatus (valenciennes, 1836), e do piavuçu leporinus macrocephalus (garavello & britski, 1988) machos e fêmeas

Autores

  • Adilson Reidel
  • Leandro G. de Oliveira
  • Pitagoras Augusto Piana
  • Diogenes Lemainski
  • Robie Allan Bombardelli
  • Wilson Rogério Boscolo

Palavras-chave:

Piavuçu, Curimbatá, Rendimento de carcaça

Resumo

Foram avaliados machos e fêmeas, sendo analisados os parâmetros como o rendimento corporal, composição e características morfométricas entre as duas espécies de peixes, o curimbatá (Prochilodus lineatus) e o piavuçu (Leporinus macrocephalus). Foram analisados os seguintes parâmetros: comprimento total, peso total, rendimentos de carcaça, tronco limpo e filé e as relações apresentadas entre comprimento da cabeça/comprimento padrão, comprimento da cabeça/altura da cabeça, comprimento padrão/comprimento total e altura total/comprimento do tronco. Avaliações sobre a quantidade de extrato etéreo e umidade no filé dos animais também foram consideradas como base nos resultados obtidos. Pode-se observar que os curimbatás machos são menores que as fêmeas (P<0,05) e apresentaram rendimento de filé menor. A fração do comprimento da cabeça em relação ao comprimento padrão foi maior para os curimbatás machos do que para as fêmeas, indicando que eles possuem cabeça relativamente maior. Quanto aos piavuçus, os machos são menores que as fêmeas e apresentaram rendimento de filé significantemente (P<0,01) maior.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

REIDEL, A.; OLIVEIRA, L. G. de; PIANA, P. A.; LEMAINSKI, D.; BOMBARDELLI, R. A.; BOSCOLO, W. R. Avaliação de rendimento e características morfométricas do curimbatá Prochilodus Lineatus (valenciennes, 1836), e do piavuçu leporinus macrocephalus (garavello & britski, 1988) machos e fêmeas. Varia Scientia, [S. l.], v. 4, n. 8, p. p. 71–78, 2000. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variascientia/article/view/724. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios