A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO DESEMPENHO DOS ESTAGIÁRIOS DE SECRETARIADO EXECUTIVO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Tirara Ferreira da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Joelma Soares Silva Universidade Federal do Ceará https://orcid.org/0000-0003-4591-0377
  • Thays Lyanny da Cunha Garcia da Rocha Universidade Federal do Ceará
  • Conceição de Maria Pinheiro Barros Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.48075/revex.v18i1.18191
Agências de fomento

Palavras-chave:

Inteligência emocional. Estagiários. Secretariado Executivo.

Resumo

As habilidades que se relacionam com a inteligência emocional são fundamentais durante o estágio, pois é uma etapa de bastante relevância, uma vez que permite a associação assimilação da teoria à prática. Nesse contexto, a capacidade de lidar com as próprias emoções pode alavancar a experiência estudantil e desenvolver carreiras profissionais de sucesso. Assim, o objetivo desse trabalho consiste em analisar os principais domínios da inteligência emocional utilizados pelos estagiários de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará (UFC). O estudo foi feito a partir de uma pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa e de caráter descritivo. A coleta de dados se deu através de um questionário estruturado em quatro etapas. Com intuito de alcançar o objetivo proposto foram abordados graduandos do curso de Secretariado Executivo da UFC atuantes em estágio supervisionado ou não supervisionado no semestre 2016.2. A análise dos dados revelou que os domínios da inteligência emocional possibilitam os estudantes, como futuros secretários executivos, reconhecerem e lidarem com seus próprios sentimentos, gerenciar as emoções, compreender as emoções dos outros e construir uma rede de relacionamentos.

Biografia do Autor

Tirara Ferreira da Silva, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Ceará

Joelma Soares Silva, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda e mestre em Administração. Especialista em Gestão de IES. Graduada em Secretariado Executivo. Professora Adjunta do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará. 

Thays Lyanny da Cunha Garcia da Rocha, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Secretariado Executivo. Especialização em andamento em sustentabilidade empresarial e Responsabilidade Social. Consultora de responsabilidade social

Conceição de Maria Pinheiro Barros, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação. Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior. Especialista em Comércio Exterior. Graduada em Secretariado Executivo.  Professora Adjunta e coordenadora do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará

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Publicado

29-10-2019

Como Citar

SILVA, T. F. da; SILVA, J. S.; ROCHA, T. L. da C. G. da; BARROS, C. de M. P. A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO DESEMPENHO DOS ESTAGIÁRIOS DE SECRETARIADO EXECUTIVO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Revista Expectativa, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 99–126, 2019. DOI: 10.48075/revex.v18i1.18191. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/expectativa/article/view/18191. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção - Secretarial