A INFLUÊNCIA DOS RECURSOS E CAPACIDADES INTERNAS NO DESEMPENHO DO PRODUTO: UM ESTUDO NO SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL EM MARINGÁ

Autores

  • Cleiciele Albuquerque Augusto Universidade Estadual de Maringá
  • Priscila Ferri Oliveira Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v3i2.18708
Agências de fomento
Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Visão Baseada em Recursos. Desempenho do Produto. Vantagem Competitiva. Setor de Construção Civil.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo compreender, à luz da Visão Baseada em Recursos (VBR) e do modelo Estrutura-Conduta-Desempenho (ECD), como os recursos e capacidades internas infuenciam o desempenho do produto de empresas do setor de construção civil em Maringá. Para tanto, buscou-se avaliar os recursos e capacidades distintivas das empresas estudadas a partir do chamado modelo VRIO (Valor, Raridade, Imitabilidade, Organização), analisar como esses recursos identificados influenciam no desempenho do produto, bem como identificar os fatores internos que mais influenciam o desempenho do produto no setor de construção civil. Foram coletados dados através de entrevistas semiestruturadas com funcionários das empresas, sendo tratados e interpretados por meio do método de análise de conteúdo. Os resultados obtidos revelaram que os recursos e capacidades distintivas das empresas estudadas consistem, sobretudo, em recursos humanos e em recursos reputacionais. Observou-se que os recursos humanos contribuem na qualidade das obras, no design e no cumprimento do prazo de entrega. Por sua vez, os recursos reputacionais contribuem no desempenho das obras no sentido de manutenção de um padrão de qualidade e de diferenciação. Assim, concluiu-se que os recursos e capacidades internas podem influenciar o desempenho do produto, principalmente os aspectos de qualidade, de design e de diferenciação.

Palavras-chave: Visão Baseada em Recursos. Desempenho do Produto. Vantagem Competitiva. Setor de Construção Civil.

Biografia do Autor

Cleiciele Albuquerque Augusto, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (CPGA/UFSC-2015). Foi pesquisadora visitante, via Doutorado Sanduíche, no Department of Strategic Management and Globalization, na Copenhagen Business School, em Copenhagen, Dinamarca. Possui mestrado em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá, em consórcio com a Universidade Estadual de Londrina (PPA-UEM/UEL-2011), e Graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM-2009). Atualmente é professora colaboradora do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Administração, atuando, principalmente, nas áreas de gestão de pessoas, estratégia organizacional, estruturas de governança, recursos estratégicos, custos de transação e de mensuração em sistemas organizacionais.

Priscila Ferri Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Administração pela Universidade Estadual de Maringá, departamento de Ciências Sociais Aplicadas.

Downloads

Publicado

20-03-2018

Como Citar

AUGUSTO, C. A.; OLIVEIRA, P. F. A INFLUÊNCIA DOS RECURSOS E CAPACIDADES INTERNAS NO DESEMPENHO DO PRODUTO: UM ESTUDO NO SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL EM MARINGÁ. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 3, n. 2, p. p. 33–47, 2018. DOI: 10.48075/gdemrevista.v3i2.18708. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/18708. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos