A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL PARA AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES: O CASO DA AGROINDÚSTRIA DE PANIFICAÇÃO NO OESTE DO PARANÁ

Autores

  • Marco Aurelio Kasmin Universidade Estadual do Oeste do Paraná. https://orcid.org/0000-0002-5535-9753
  • João José Passini Itaipu Binacional.
  • Débora Guerino Boico Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v5i1.21740
Agências de fomento

Palavras-chave:

Agroindústria Familiar, Assistência Técnica, Extensão Rural

Resumo

A agricultura familiar é uma categoria da sociedade brasileira com grande importância econômica e social, seja pela sua representação numérica, seja pela função de oferecer alimentos e outros serviços para a população urbana. Manter essas funções depende de políticas de desenvolvimento rural. Uma dessas políticas é a assistência técnica e extensão rural – ATER, que propõe oferecer conhecimentos e tecnologias para serem empregadas nos sistemas de produção e seus negócios, sobretudo aqueles que sejam adequadas às circunstâncias de escassez de capital e às adversidades vividas pelas pequenas propriedades. Esse artigo teve como objetivo estudar a importância da ATER oferecida às agroindústrias familiares do Oeste do Paraná, na percepção dos usuários. Para isso foi utilizado entrevistas semiestruturadas que abordaram o serviço ofertado, a frequência, e os resultados percebidos pelo produtor quanto a rentabilidade, redução de esforço físico e preservação ambiental. Chama a atenção a percepção de que a ATER cumpre sua função estrita e amplia a renda do produtor, porém este espera que além das questões técnicas relativas a produção, a ATER também instrua e auxilie em questões comerciais e de modelo de negócio.

Biografia do Autor

Marco Aurelio Kasmin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

graduação em ciências econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (2012). Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Doutorando em Desenvolvimento e agronegócio. Professor da Universidades Estadual do Oeste do Paraná, Departamento de Ciências Econômicas - Campus de Francisco Beltrão.

João José Passini, Itaipu Binacional.

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual de Londrina (1986), Mestrado em Gestão da Ciência e Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1999) e Doutorando em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atualmente é gestor de projetos e gerente da divisão de ações ambientais da Itaipu Binacional.

Downloads

Publicado

16-12-2019

Como Citar

KASMIN, M. A.; PASSINI, J. J.; BOICO, D. G. A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL PARA AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES: O CASO DA AGROINDÚSTRIA DE PANIFICAÇÃO NO OESTE DO PARANÁ. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 5, n. 1, p. p. 84–98, 2019. DOI: 10.48075/gdemrevista.v5i1.21740. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/21740. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos