A UTILIZAÇÃO DO EXCEL NO CONTROLE GERENCIAL E NA TOMADA DE DECISÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Autores

  • Lucas Seffrin Zorzo Univer. Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Câmpus de Cerro Largo https://orcid.org/0000-0002-1186-781X
  • Cleusa Lidiane Both Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Cerro Largo/RS
  • Edson Bolzan Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Cerro Largo/RS
  • Luis Valentim Zorzo Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Cerro Largo/RS
  • Roberto Schuster Ajala Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Cerro Largo/RS

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v4i1.18895
Agências de fomento

Palavras-chave:

Controle Gerencial, Tomada de Decisão, Excel, PME.

Resumo

O Excel é um software do tipo planilhas eletrônicas sendo comercializado pela Microsoft Office®. Sua contribuição dá-se para as organizações, no controle gerencial e auxiliando a tomada de decisão dos gestores por meio de planilhas que podem ser criadas e formatadas conforme a necessidade do gestor ou organização. Este artigo tem como objetivo analisar a utilização da ferramenta Excel nas organizações dos setores industriais, comerciais e de serviços na cidade de Cerro Largo – RS. Para isso aplicou-se um questionário para verificar em quais áreas e em que a ferramenta é utilizada. A abordagem ao problema é qualitativa, com objetivo descritivo. Os principais resultados mostram que, embora o software seja amplamente conhecido (96%) dos empresários entrevistados, apenas aproximadamente 52% o utilizam, sendo que, destes, a maioria (82%) desenvolvem suas soluções internamente na empresa. Os resultados levantam a discussão do quão necessário é o uso de controles gerenciais em pequenas e médias empresas (PME) onde o processo operacional é simplificado.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

02-08-2018

Como Citar

ZORZO, L. S.; BOTH, C. L.; BOLZAN, E.; ZORZO, L. V.; AJALA, R. S. A UTILIZAÇÃO DO EXCEL NO CONTROLE GERENCIAL E NA TOMADA DE DECISÃO NAS ORGANIZAÇÕES. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 4, n. 1, p. p. 73–86, 2018. DOI: 10.48075/gdemrevista.v4i1.18895. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/18895. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos