O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA EM FOZ DO IGUAÇU: POR UMA POLÍTICA SENSÍVEL À TRÍPLICE FRONTEIRA.

Autores

  • Isis Ribeiro Berger

DOI:

https://doi.org/10.48075/ri.v12i2.5042

Palavras-chave:

Educação básica, atitudes linguísticas, inglês, espanhol, políticas.

Resumo

Uma das características marcantes do município de Foz do Iguaçu-PR é a diversidade linguística. Apesar da fronteira com Argentina e Paraguai e do multilinguismo presente na região, a língua estrangeira preferencialmente ensinada no ensino fundamental das escolas públicas é o inglês, língua que adquiriu o status de língua franca internacional e cujos domínios no município estão voltados ao turismo e relações internacionais. Este texto traz reflexões acerca da oferta do inglês como língua estrangeira predominante nas escolas, considerando as atitudes com relação à língua, a política para a implantação do espanhol na Educação Básica e as demandas da Tríplice Fronteira.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

BERGER, I. R. O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA EM FOZ DO IGUAÇU: POR UMA POLÍTICA SENSÍVEL À TRÍPLICE FRONTEIRA. Ideação, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 117–130, 2000. DOI: 10.48075/ri.v12i2.5042. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/5042. Acesso em: 26 abr. 2024.