O SERVIÇO SOCIAL COMO PROCESSO DE TRABALHO: IAMAMOTO X LESSA.
DOI:
https://doi.org/10.48075/ri.v14i1.6057Palavras-chave:
trabalho, Serviço Social, processo de trabalho, trabalho produtivo e improdutivo, trabalhador coletivoResumo
O objetivo desse artigo é fazer, a partir da análise de Marilda Iamamoto, um debate em torno da tese de ser o Serviço Social uma das especializações do trabalho. Intenta-se, a partir da leitura defendida por ela de ser o trabalho do assistente social duplamente determinado (trabalho útil e abstrato), trazer à lume a polêmica, reconhecida pela própria autora, que é travada no meio universitário. Sérgio Lessa é um dos autores que rebate esta tese. Para ele, por não realizar o intercâmbio orgânico com a natureza, o assistente social não realiza trabalho; integra às classes parasitárias ou de transição, conforme afirma Marx, segundo ele. Enfim, uma polêmica que passa pelo debate sobre trabalho produtivo e improdutivo, trabalhador coletivo, etc., e que, em certa medida, o leitor poderá tomar parte nas páginas que se segue.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.