Observações acerca de uma engenharia didática de formação para o ensino de probabilidade

Autores

  • Cecilia Manoella Carvalho Almeida instituto federal da bahia
  • Luiz Marcio Santos Farias UFBA

DOI:

https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22612
Agências de fomento

Palavras-chave:

Ensino de Probabilidade, Engenharia Didática, Modelo Didático de Referência.

Resumo

Resumo: Neste artigo, propõe-se apresentar um estudo sobre uma Engenharia Didática de Formação, cuja finalidade maior é construir um modelo didático de referência para o ensino do conceito de Probabilidade. Para tanto, derivamos de um problema docente no ensino deste saber, identificado no momento em que os professores apresentam aos seus alunos o conceito de Probabilidade priorizando somente uma interpretação: a interpretação clássica. Neste sentido, tomamos como quadro teórico a Teoria Antropológica do Didático, e de posse das praxeologias dos professores, buscamos desenvolver um modelo didático de referência para o ensino do conceito de Probabilidade, metodologicamente amparado por uma engenharia didática de formação. A construção deste modelo didático visa abordar a aleatoriedade da Probabilidade de forma a integrar nas praxeologias didáticas suas principais interpretações: a clássica e a frequentista. Pretendemos apresentar como resultado desta engenharia didática de formação, uma alternativa didática para uma melhor abordagem do conceito de Probabilidade pelos professores do nível médio. Palavras-chave: Ensino de Probabilidade; Engenharia Didática; Modelo Didático de Referência. Observations on a didatic training engineering for the teaching of probability Abstract: In this article, it is proposed to present a study on a Didactic Engineering of Training, whose purpose is to construct a didactic model of reference for teaching the concept of Probability. For this, we derive from a teaching problem in the teaching of this knowledge, identified at the moment in which the teachers present to their students the concept of Probability giving priority to only one interpretation: the classical interpretation. In this sense, we take as theoretical framework the Anthropological Theory of Didactics, and of possession of the praxeologies of the teachers, we seek to develop a didactic model of reference for the teaching of the concept of Probability, methodologically supported by a didactic engineering of formation. The construction of this didactic model aims to approach the randomness of Probability in order to integrate the main interpretations in the teaching praxeologies: the classical and the frequentista. We intend to present as a result of this training didactic engineering, a didactic alternative for a better approach to the concept of Probability by middle level teachers. Keywords: Teaching of Probability; Didactic Engineering; Reference Didactic Model.

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Publicado

29-08-2019

Como Citar

ALMEIDA, C. M. C.; FARIAS, L. M. S. Observações acerca de uma engenharia didática de formação para o ensino de probabilidade. Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 566–594, 2019. DOI: 10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22612. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/22612. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Pesquisas em Educação Financeira e Educação Estatística