Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Current
Archives
Announcements
PPGECEM
Pareceristas ad hoc
Indexadores
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 3 No. 2 (2019): Pesquisas em Educação Financeira e Educação Estatística
Vol. 3 No. 2 (2019): Pesquisas em Educação Financeira e Educação Estatística
DOI:
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.v.3.n.2
Published:
29-08-2019
Expediente
SUMÁRIO
i-iv
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.23141
Editorial
ReBECEM - v.3, n. 2, ago. 2019
Marco Aurélio Kistemann, Cileda Coutinho, Fabiano Dos Santos Souza
v-vi
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.23140
Pesquisas em Educação Financeira e Educação Estatística
Educação financeira e as contribuições do pensamento computacional em uma proposta de atividade voltada à tomada de decisão
Ana Karina Cancian Baroni, Eliel Constantino da Silva, Marcus Vinícius Maltempi, Sueli Liberatti Javaroni
151-179
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22627
O uso do computador na educação financeira: um relato da experiência na educação de jovens e adultos
Érika Capelato, Ueslei Viana Batista
180-198
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22620
Uso de tecnologias digitais em pesquisas de opinião: discussões sobre o componente afetivo do letramento estatístico a partir do modelo de Iddo Gal
Felipe Júnio de Souza Oliveira, Diogo Alves de Faria Reis
199-223
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22449
Uso de planilhas eletrônicas para a aprendizagem de estatística
Katia Alves Campos, Roger Henrique Silva, Roberto Luiz de Azevedo
224-240
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22635
Estado do conhecimento da produção acadêmica sobre a formação de professores para o ensino de estatística
Karla Priscila Schreiber, Mauren Porciúncula
241-262
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22518
A inter-relação entre a estatística e a probabilidade: um estudo sobre os conhecimentos de professores de matemática do ensino médio sobre a curva normal
André Fellipe Queiroz Araújo, José Ivanildo Felisberto de Carvalho
263-289
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22623
Formação docente online em educação financeira: uma proposta de saberes e práticas
Rosangela Ramon, Alcione Cappelin, Regis Alessandro Fuzzo, Clodis Boscarioli
290-315
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22611
Uma avaliação feita por licenciandos sobre atividades investigativa-exploratórias de matemática financeira
Rafael Filipe Novôa Vaz, Marco Aurélio Kistemann Junior
316-332
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22629
As orientações no livro do professor contribuem para potencializar cenários de investigação na sala de aula? Uma análise do material didático do programa nacional de educação financeira nas escolas – ensino médio à luz da educação matemática crítica
Inglid Teixeira da Silva, Ana Coêlho Vieira Selva
333-354
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22522
A estatística no ciclo de alfabetização: formação continuada e mobilização de conhecimentos para o ensino
Jozeildo Kleberson Barbosa, Maria da Graca Nicoletti Mizukami
355-378
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22607
Acaso e probabilidades nos anos iniciais: potencial dos jogos como mediadores na construção do conhecimento
Keli Cristina Conti, Sandra Gonçalves Vilas Bôas
379-399
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22625
Uma análise de conteúdos do bloco tratamento da informação em um livro didático do 7º ano do ensino fundamental
Camila Macedo Lima Nagamine, Jean Paixão Oliveira, Ana Paula Perovano, Cristina de Andrade Santos Reis
400-418
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22439
Educação financeira: contextualizando e dialogando com conceitos matemáticos no ensino fundamental
Wilma Pereira Santos Faria, Maria Teresa Menezes Freitas
419-439
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22637
Atividades sobre a tabela SAC em uma proposta de educação financeira por meio da resolução de problemas
Clístenes Lopes da Cunha, João Bosco Laudares
440-459
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22630
O sistema price e a controvérsia jurídica: discussões sobre uma educação financeira para a matemática na educação básica
Jéssica Ignácio de Souza, Alayde Ferreira dos Santos
460-474
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22499
O modelo de capitalização: uma experiência de modelagem no ensino médio
Moisés Ceni de Almeida
475-487
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22616
Educação financeira no ensino médio: possibilidades
Danilo Pontual de Melo, Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa
488-513
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22536
Educação estatística na educação de jovens e adultos
Márcio José Silva, Reinaldo Feio Lima, Pedro Franco de Sá
514-534
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22619
Ideia de estimativa por proporção de amostra em pesquisas eleitorais: uma experiência de sala de aula
Daniel de Jesus Silva
535-549
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22500
Atividade de inferência informal para avaliar π
Marcos Nascimento Magalhães
550-565
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22509
Observações acerca de uma engenharia didática de formação para o ensino de probabilidade
Cecilia Manoella Carvalho Almeida, Luiz Marcio Santos Farias
566-594
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22612
A vertente comportamental da educação financeira
Celso Ribeiro Campos, Cileda de Queiroz e Silva Coutinho, Auriluci Carvalho de Figueiredo
595-622
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22614
Atividades pedagógicas na promoção da aprendizagem ativa dos estudantes de graduação nas disciplinas de estatística
Suzi Samá
623-638
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22636
O problema dos ponderadores no ensino da estatística
Valéria Guimarães Moreira, Guilherme Guimarães Moreira
639-649
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22605
Uma análise das matemáticas utilizadas nos investimentos em títulos públicos
Paulo Tadeu Gandra Campos, Chang Kuo Rodrigues, Lucca Moreira Venditti
650-668
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22621
O mapeamento de pesquisas brasileiras sobre o letramento estatístico de 2006 a 2018
Paulo Cesar Oliveira, Sandra Aparecida de Oliveira Coelho Paim
669-699
PDF (Português (Brasil))
https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2019.v.3.n.2.22631
Keywords
Language
English
Español (España)
Français (Canada)
Português (Brasil)
Indexadores
Most Read
Os princípios pedagógicos da Educação do Campo e o ensino de Física
4559
Tecnologias digitais no ensino de ciências: reflexões e possibilidades na construção do conhecimento científico
2818
Acaso e probabilidades nos anos iniciais: potencial dos jogos como mediadores na construção do conhecimento
2445
Resenha do livro: Informática e Educação Matemática de autoria de Marcelo de Carvalho Borba e Miriam Godoy Penteado
2411
Análise dos periódicos qualis/CAPES: visão geral da área de ensino em Ciências e Matemática
1905
O ensino de ciências para alunos com deficiência visual: identificando limites e possibilidades por meio de uma revisão sistemática da literatura
1848
Gênero no ensino de Ciências publicações em periódicos no Brasil: o estado do conhecimento
1653
O ensino de equilíbrio químico a partir das etapas da situação de estudo: um relato de caso vivenciado por licenciandos em formação
1568
Práticas de ensino para a inclusão de um aluno autista nas aulas de Matemática
1425
Estudo dos múltiplos e divisores por meio de resolução de problemas: um relato de experiência docente
1301