Notícias

A Revista de Literatura, História e Memória, ISSN 1983-1498, Qualis B2, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, de periodicidade semestral, está com chamadas abertas para o recebimento de artigos originais e inéditos para integralizarem suas próximas edições.

Em cada uma de suas edições a revista compõe-se de duas partes: um DOSSIÊ com temática definida, além de outra SEÇÃO, esta em fluxo contínuo, intitulada “Pesquisa em Letras no contexto Latino-americano e Literatura, Ensino e Cultura”, que agrega artigos diversos oriundos de pesquisa e estudos na área de Literatura.

 

Em relação ao número 24 (v. 14, n. 24 (2018)) a chamada está aberta para o DOSSIÊ intitulado “Confluências e relações da Literatura com as outras Artes”, enquanto diálogos do literário (poesia, contos, crônicas, romances) com outras manifestações artísticas  interligadas em torno da poesia, literatura, como a pintura, a escultura, a arte digital, o cinema, o teatro,  abrangendo, assim, o do texto lítero-plástico e seus múltiplos elementos significantes.  No dizer de Augusto Estellita Lins, em Diálogo com os signos da arte: ensaios de arte e semiologia (1988), as artes plásticas estão repletas de signos não icônicos nos frisos, borduras moldurais e geométricas, cuja presença multiforme e de significado polivalente, arabescos, cartuchos, selos, sinetes, se destacam com sintagmas plásticos na arte hindu, persa, muçulmana e, modernamente, no cubismo, na pop-art, no minimalismo. Por outro lado, pode não existir transparência entre a obra de arte plástica e a obra literária, que com ela mantém ressonâncias, ainda que ambas provenham da criação e produção do mesmo autor (LINS, 1988, p. 18).

A chamada para este número (DOSSIÊ) estará aberta até 30/10/2018.

 

Para o número 25 (v. 15, n. 25 (2019) os artigos precisam ser direcionados ao DOSSIÊ “Literatura e suas Fronteiras: do Local e do Global”. A diversidade cultural, brasileira, latino-americana e mundial está presente nos textos literários enquanto  reconhecimento de conteúdos e costumes culturais pré-dados, que no dizer de Homi.Bhabha, O local da cultura, (2001), tal diversidade é um “objeto epistemológico” – a cultura como objeto do conhecimento empírico –, enquanto a diferença cultural é um processo de enunciação da cultura como conhecimento legítimo, adequado à construção de sistemas de identificação cultural, com seus aspectos regionais, globais, e fronteiriços.

Para este número (DOSSIÊ) a chamada estará aberta do dia 01/01/19 até o dia 30/04/19.

 

Os artigos precisam ser submetidos exclusivamente pelo sistema da Revista de Literatura, História e Memória. Para tanto, é necessário que o autor efetue o cadastro no sistema da Revista http://e-revista.unioeste.br/index.php/rlhm e siga os passos de submissão, observando rigorosamente às normas da Revista. Tendo pareceres favoráveis, o artigo integralizará um dos volumes e números mencionados acima. Dúvidas e outras informações podem ser dirigidas ao e-mail revistalhm@gmail.com.

 

 

Antonio Donizeti da Cruz e Maria de Fátima Gonçalves Lima

Editores Científicos

 

Nenhuma notícia publicada.