Entre o Realismo e a Ficção: Mulheres na Ponta do Lápis

Autores

  • Noemi Carnielli do Prado
  • G. Francisco Fleck

DOI:

https://doi.org/10.48075/rlhm.v3i3.1191

Resumo

As páginas a seguir mostram algumas das imagens de personagens femininas importantes no contexto da literatura Brasileira, Hispano-americana e Norte Americana. São obras produzidas em grafite a partir da leitura dos textos literários em que as personagens reproduzidas são discursivamente configuradas. As imagens são, pois hipertextos, surgidos da maneira particular com que o leitor interpreta o texto literário, especialmente das técnicas de descrição utilizadas pelo autor. As imagens dos autores são cópias de outras imagens que inspiraram a criação artística. Partimos, pois, da literatura que explora o potencial representativo dos signos lingüísticos a fim de
criar imagens que, no ato da leitura do texto, devem ser reelaboradas pelo leitor para que se alcance a compreensão da obra de arte. Transferir estas imagens, produtos da interpretação do texto literário, para o papel foi o desafio ao qual nos lançamos. Optamos por utilizar, como técnica de produção, apenas os traços em grafite e deixamos nossa imaginação produzir efeitos de contrastes que, da mesma forma que o texto literário, só se completam na mente e visão do espectador. Embora esta não seja uma forma convencional de interpretação do texto literário, ela pode, às vezes, revelar matizes que outras formas mais tradicionais não alcançam. As imagens são, é claro, nossa visão única destas mulheres de papel e tinta que tanto intrigam outras de carne e sangue.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

PRADO, N. C. do; FLECK, G. F. Entre o Realismo e a Ficção: Mulheres na Ponta do Lápis. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 3, n. 3, p. p. 195–200, 2000. DOI: 10.48075/rlhm.v3i3.1191. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/1191. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos