Entre o Realismo e a Ficção: Mulheres na Ponta do Lápis
DOI:
https://doi.org/10.48075/rlhm.v3i3.1191Resumo
As páginas a seguir mostram algumas das imagens de personagens femininas importantes no contexto da literatura Brasileira, Hispano-americana e Norte Americana. São obras produzidas em grafite a partir da leitura dos textos literários em que as personagens reproduzidas são discursivamente configuradas. As imagens são, pois hipertextos, surgidos da maneira particular com que o leitor interpreta o texto literário, especialmente das técnicas de descrição utilizadas pelo autor. As imagens dos autores são cópias de outras imagens que inspiraram a criação artística. Partimos, pois, da literatura que explora o potencial representativo dos signos lingüísticos a fim decriar imagens que, no ato da leitura do texto, devem ser reelaboradas pelo leitor para que se alcance a compreensão da obra de arte. Transferir estas imagens, produtos da interpretação do texto literário, para o papel foi o desafio ao qual nos lançamos. Optamos por utilizar, como técnica de produção, apenas os traços em grafite e deixamos nossa imaginação produzir efeitos de contrastes que, da mesma forma que o texto literário, só se completam na mente e visão do espectador. Embora esta não seja uma forma convencional de interpretação do texto literário, ela pode, às vezes, revelar matizes que outras formas mais tradicionais não alcançam. As imagens são, é claro, nossa visão única destas mulheres de papel e tinta que tanto intrigam outras de carne e sangue.
Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
PRADO, N. C. do; FLECK, G. F. Entre o Realismo e a Ficção: Mulheres na Ponta do Lápis. Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 3, n. 3, p. p. 195–200, 2000. DOI: 10.48075/rlhm.v3i3.1191. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/rlhm/article/view/1191. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.