EDUCAÇÃO E LINGUAGEM: a necessidade de elaboração de dicionário enciclopédico escolar brasileiro focando os signos toponímicos

Pedro Antonio Gomes Melo

Resumo


O artigo propõe discutir a elaboração de dicionário enciclopédico escolar brasileiro focando os topônimos, à luz das teorias interdisciplinares da Linguística: a Toponímia e a Metalexicografia, propondo a inserção dos signos toponímicos nestas obras de referência com a justificativa de que estas unidades lexicais não são registros raros de uso da língua, tanto em sua modalidade oral como escrita, mas pelo contrário, são vocábulos comuns e frequentes, e mais, não são usadas apenas com a função identificadora como elementos de referencialização espacial, mas, sobretudo, como elemento pragmático e discursivo de organização social e espacial.  

Palavras-chave


MetalexicografIa; Topônimo; Dicionário escolar.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.48075/rt.v12i24.11634

Direitos autorais



Revista Trama

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

e-ISSN 1981-4674 

Unioeste

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Campus de Marechal Cândido Rondon 

Colegiado do Curso de Letras

Rua Pernambuco, 1777

Marechal Cândido Rondon - Paraná

Caixa Postal 91 - CEP: 85960-000

| trama.unioeste@gmail.com |