Análise de livros didáticos de ciências: um estudo de caso

Autores

  • Ariane Spiassi
  • Edianara Milkiewicz da Silva

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v4i7.2413

Palavras-chave:

Educação básica, trabalho em grupo, PCNs

Resumo

Os livros didáticos são recursos usados em sala de aula para apoio dos professores como um material para contribuir para a formação crítica do aluno. Para tal, o livro didático de Ciências da autora Cecília Valle e dos autores Carlos Barros e Wilson Roberto Paulino foram analisados. Os pontos determinantes da análise de cada livro foram o conteúdo literal, exercícios e recursos visuais. Foi verificado que os livros de Cecília Valle possuem textos menos extensos e apresentam mais sugestões de leituras e discussões com os colegas, o que desenvolve, nos estudantes da 5ª série, o senso de trabalho em grupo, enquanto o livro de Carlos Barros e Wilson Paulino propõe exercícios mais complexos do que o da Cecília, requerendo um maior entendimento dos conteúdos.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

SPIASSI, A.; SILVA, E. M. da. Análise de livros didáticos de ciências: um estudo de caso. Trama, Marechal Cândido Rondon, v. 4, n. 7, p. 45–54, 2000. DOI: 10.48075/rt.v4i7.2413. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/trama/article/view/2413. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos