Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos times new roman; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Asegurando a Avaliação por Pares Cega.

Diretrizes para Autores

Serão aceitos artigos com, no máximo, 5 (cinco) autores. Quando houver absoluta necessidade de que mais autores, além dos 5 (cinco) componham o artigo, os autores devem explicitar, ao final do artigo a contribuição de cada um, as quais serão avaliadas pelo conselho editorial da revista para aceite ou não da inclusão de autores além do número máximo permitido.

O nome dos autores deve constar somente na página de metadados, por isso exclua do manuscrito a autoria dos textos, assim como a filiação dos autores. Mas na página de metadados devem constar a maior titulação acadêmica, função, filiação institucional dos autores (nome completo da instituição), país. No caso de não contar com filiação deve-se indicar: "trabalhador independente", "pesquisador independente".

Os manuscritos deverão ser digitados em editor de textos (Microsoft Word ou compatível), em tamanho A4, com espaçamento de linhas 1,5, tamanho de letra 12, fonte Times New Roman. As margens superior, inferior, direita e esquerda devem ser de 2,5cm.

O texto completo (incluindo referências, tabelas e legendas de figuras), deve respeitar o limite de páginas estabelecido em cada seção da revista. Estipula-se como 5 (cinco), o limite máximo de tabelas, quadros e figuras.

Na página inicial do trabalho inserir o título (preciso e conciso), com máximo de 16 palavras em português, inglês e espanhol, em caixa alta e centralizado; indicação de eventual apresentação em evento científico.

Resumo estruturado, em único parágrafo nos idiomas português, inglês e espanhol contendo objetivo, materiais e métodos, resultados e conclusão (máximo de 250 palavras). Deve-se apresentar de três a seis descritores constantes no DeCS, nos idiomas português, inglês e espanhol abaixo de cada resumo do idioma correspondente. Utilizar a palavra Descritores para o idioma português, Descriptors para o idioma inglês e Descriptores para o idioma espanhol, destacado em caixa alta e negrito. Os descritores devem ser separados por ";" (ponto e vírgula).

A estrutura do texto deve contemplar: Introdução (apresentação do problema de pesquisa, com revisão da literatura, justificativa e objetivo), Materiais e Métodos (caracterização do estudo, critérios de inclusão/exclusão, métodos empregados, testes estatísticos), Resultados, Discussão, Conclusão, agradecimentos caso necessário. Tabelas e figuras devem ser incluídas no corpo do texto em um número máximo de 5. Referências devem ser organizadas em sequência numérica, de acordo com a ordem em que forem mencionadas pela primeira vez no texto, seguindo as normas do Estilo Vancouver, conforme modelos apresentados nesta diretriz.

Os autores terão total responsabilidade pelo conteúdo e as opiniões expressas em seus manuscritos. As pesquisas envolvendo seres humanos deverão indicar, na seção Materiais e Métodos, sua expressa concordância com os padrões éticos e com o devido consentimento livre e esclarecido dos participantes, em cumprimento à Resolução 466 de 12 de dezembro de 2012 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde do Brasil, que trata das normas éticas para pesquisa envolvendo seres humanos. Manuscritos com esta característica devem ser acompanhados do parecer de aprovação pelo respectivo Comitê de Ética em Pesquisa, registrado no Conselho Nacional de Saúde.

Estudos envolvendo animais devem explicitar o acordo com os princípios éticos internacionais e instruções nacionais, definidas na Diretriz Brasileira de Prática Para o Cuidado e Utilização de Animais Para Fins Científicos e Didáticos-DBCA e regulamentos previstos na Lei nº 11.794, de 8 de outubro de 2008 que Regulamenta o inciso VII do § 1o do art. 225 da Constituição Federal, estabelecendo procedimentos para o uso científico de animais. Manuscritos com esta característica devem ser acompanhados do parecer de aprovação pelo respectivo Comitê de Ética em Uso Animal.

A reprodução de imagens ou outros elementos de autoria de terceiros, que já tiverem sido publicados, devem ser acompanhadas da autorização de reprodução pelos detentores dos direitos autorais.

Indicar ao final indicação de órgão financiador de parte ou todo do estudo, se for o caso e agradecimentos.

 

ORIENTAÇÕES QUANTO ÀS CITAÇÕES E REFEÊNCIAS

 Citações no texto: ao final de uma citação indireta o autor deverá apor o número sobescrito da referência relativa ao texto citado sem indicação por escrito do nome do(s) autor(es). O número sobescrito deve ser colocado após a pontuação (ponto, vírgula ou ponto e vírgula) como no exemplo: o entendimento da Cepal sugeria que as políticas sociais e econômicas não são neutras e ambas podem influenciar o desenvolvimento econômico, portanto deveriam ser abordadas de forma integrada.7

 Nas situações em que forem utilizados 2 ou mais autores, os quais figurarem de forma sequencial na referência (1, 2, 3, 4, 5), a indicação do sobrescrito deve ser feita separando os textos/autores citados separados por um hífen. Exemplo: a escola nova, movimento educacional do início do século XX questionou as relações tradicionais estabelecidas no processo pedagógico.1-5 (esta forma de citação indica que nesta citação você está usando os autores que estão referenciados ao final do artigo de 1 a 5 dispensando, portanto, que seja escrito no sobescrito todos os números 1, 2, 3, 4, 5). Nos casos em que usar dois autores na sequência, por exemplo 3 e 4 utilize esta mesma norma. Neste caso o número sobrescrito indicando os autores será: 3-4.

Por outro lado, quando utilizar mais de um autor/texto em uma citação em que eles não estejam sequenciados na lista de referência a indicação do sobescrito deverá indicar todos os autores/textos utilizados separados por vírgulas como, por exemplo: a escola nova, movimento educacional do início do século XX questionou as relações tradicionais estabelecidas no processo pedagógico.1,3,5

 As citações diretas serão apresentadas no corpo do texto entre aspas, indicando o número da referência e a página da citação, independente do número de linhas. Exemplo: “[...] Essa visão fragmentada teria levado a contraposições que não beneficiaram nem o crescimento nem a equidade, uma vez que as políticas não são neutras em termos distributivos e ambas poderiam influenciar o desenvolvimento econômico”. 7:22-23

 Quando do envio de textos resultantes de pesquisas qualitativas nas quais são necessárias as transcrições das falas dos sujeitos da pesquisa, elas deverão ser colocadas em itálico, no corpo do texto, identificando entre parênteses a autoria e respeitando o anonimato. Exemplo: No posto de saúde é mais difícil a gente conseguir consulta, e quando ela {filha} fica doente, geralmente eu vou ao PAC {atualmente denominado UPA}. [...] é mais rápido (sujeito 14)

 Notas de rodapé: o texto deverá conter no máximo três notas de rodapé, que serão indicadas por: * primeira nota, ** segunda nota, *** terceira nota.


Referências

 

As referências devem ser elaboradas de acordo com o estilo Vancouver seguindo as especificações a seguir a depender do tipo de obra utilizada na construção do artigo.

Para artigos, reflexão, estudos de caso serão aceitos até 25 referências; 

Para Revisões de literatura (revisões integrativas, revisões sistemáticas, etc) serão aceitos até 40 referências.

 

Livro padrão

Freire P. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Editora Unesp; 2001.

Capítulo de livro

Ruiz-Moreno L, Batista NA. Avaliação da aprendizagem em Medicina: concepções e práticas docentes. In: Batista NA, Batista, SH, Abdalla IG, organizadores. Ensino em saúde: visitando conceitos e práticas. São Paulo: Arte & Ciência; 2005. p.317-334.

Livro com organizador, editor ou compilador

Batista NA, Batista, SH, Abdalla IG, organizadores. Ensino em saúde: visitando conceitos e práticas. São Paulo: Arte & Ciência; 2005.

Livro com edição

Saviani D. Escola e democracia. 31a ed. Campinas, SP: Autores Associados; 1997.

Trabalho apresentado em congresso

Mora, CTR, Rizzotto MLF. Precarização dos vínculos de trabalho na rede hospitalar da 9a região de saúde do Paraná. In: Anais do 6º Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais e 2º Seminário de Direitos Humanos, 2014 Set 1-9; Toledo, Brasil. Unioeste, 2014.

Entidade coletiva

Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica. Cadernos de Atenção Básica nº 33. Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento. Brasília: MS; 2012.

Documentos legais

Ministério da Saúde (BR), Conselho Nacional de Saúde, Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Resolução No 466 de 12 de dezembro de 2012: diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília: MS; 2012.

Brasil. Lei No 9131, de 24 de novembro de 1995. Altera dispositivos da Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 25 Nov 1995. Edição extra.

Tese/Dissertação

Viera, CS. Experiências de famílias no seguimento de crianças pré-termo e de baixo peso ao nascer no município de cascavel-PR. [tese]. Ribeirão Preto: USP/Doutorado em Enfermagem em Saúde Pública; 2007.

Artigo de jornal

Rizzotto MLF. Balanço da Greve na Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Jornal da Ciência - SBPC, 2002 Mar 19; p. 3.

Artigo de periódico com até 6 autores

Zamberlan KC, Neves ET, Viera CS, Buboltz FL, Kegler JJ, Santos RP. Trajetória de familiares cuidadores de crianças menores de cinco anos ao pronto atendimento infantil. Revista Baiana de Enfermagem. 2013 Mai-Ago; 27 (2): 172-180.

Artigo de periódico com mais de 6 autores

Ribeiro R, Bonfleur M, Vanzela E, Zotti A, Scomparin D, Boschero A, et al. Physical Exercise Introduced After Weaning Enhances Pancreatic Islet Responsiveness to Glucose and Potentiating Agents in Adult MSG-Obese Rats. Hormone and Metabolic Research. 2014 Aug; 46 (9): 609-14.

Material audiovisual

Conterno SFR, Rodrigues RM, entrevistadoras. Joana da Silva entrevista concedida ao acervo do Grupo de Estudos e Pesquisas e Práticas Educativas e Formação em Saúde/Unioeste [gravação digital 60 min]. Cascavel: Unioeste/Grupo de Estudos e Pesquisas e Práticas Educativas e Formação em Saúde; 2014 Nov 19.

Dicionários e referências similares

Ferreira ABH. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3a ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; 1999.

Homepage/web site

Ministério da Saúde [página na Internet]. Brasília: MS; 2014 [atualizado 2014 Nov 19; acesso em 2014 Nov 19]. Disponível em: www.saude.gov.br

Material eletrônico

Baggio MPD, Ribeiro LFC, Vessaro-Silva AS, Brancalhão RMC. Bombyx mori pylorus infection by Alphabaculovirus. Genetics and Molecular Research. 2014; 13 (3): [online] [acesso em 2014 Nov 19]. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24737522

Bonfleur ML. Efeito da hipercolesterolemia genética sobre a homeostase glicêmica e secreção de insulina em camundongos knockout para o receptor de LDL [tese na Internet]. Campinas: Unicamp/Instituto de Biologia; 2007 [acesso 2014 Nov 19]. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000414557&fd=y

 

Guidelines for Authors

Manuscripts with a maximum of 5 (five) authors will be accepted. When it is necessary that more than five (5) authors compose the article, the authors should explain, at the end of the article, the contribution of each one, which will be evaluated by the editorial board of the journal to accept or not the inclusion of authors beyond the maximum number allowed.

The authors' names should appear only in the metadata page, so exclude authorship of the texts from the manuscript, as well as the authors' affiliation. However, the metadata page should include the authors' highest academic degree, position, institutional affiliation (full name of the institution), and country. If there is no affiliation, it must be indicated as: "independent worker", "independent researcher".

Manuscripts should be submitted in a Word format (or compatible), A4 standard size (210x297 mm), 1.5 times spacing, in Times New Roman 12 font. The top, bottom, right and left margins should be 2.5cm.

The full text (including references, tables and figure legends) must respect the page limit established in each section of the journal. The maximum number of tables, charts and figures is set at 5 (five).

On the first page of the manuscript, insert the title (precise and concise), with a maximum of 16 words in Portuguese, English, and Spanish, centralized in capital letters; indication if the paper will be presented in a scientific event.

Structured abstract, in a single paragraph in Portuguese, English and Spanish, containing objective, materials and methods, results and conclusion (maximum of 250 words). Three to six descriptors contained in the DeCS, in Portuguese, English and Spanish, must be presented below each abstract in the corresponding language. Use the word “Descritores” for the Portuguese language, “Descriptors” for the English language and “Descriptores” for the Spanish language, highlighted in bold uppercase. The descriptors must be separated by ";" (semicolon).

The structure of the text should include Introduction (presentation of the research problem, with literature review, justification and objective), Materials and Methods (characterization of the study, inclusion/exclusion criteria, methods employed, statistical tests), Results, Discussion, Conclusion, Acknowledgements if necessary. Tables and figures must be included in the body of the text with a maximum number of 5 (five). References must be organized in numerical sequence, according to the order in which they are first mentioned in the text, following the Vancouver Style, according to the models presented in this guideline.

Authors will take full responsibility for the content and opinions expressed in their manuscripts. For research involving human participants, authors must include, in the Materials and Methods, their agreement with the ethical standards section and the informed consent in compliance with Resolution 466 of December 12, 2012, of the National Health Council of the Ministry of Health of Brazil, which deals with the ethical standards for research involving human beings. Manuscripts with this characteristic must be accompanied by the approval opinion by the respective Research Ethics Committee, registered with the National Health Council.

Studies involving animals must explicit agreement with international ethical principles and national instructions, defined in the Brazilian Guideline for the Care and Use of Animals in Teaching or Scientific Research Activities — DBCA and regulations provided for in Law No. 11,794, of October 8, 2008, which Regulates item VII of Paragraph 1 of Article 225 of the Federal Constitution that stablishes procedures for the scientific use of animals. Manuscripts with this characteristic must be accompanied by the opinion of approval by the respective Committee on Animal Research and Ethics.

The reproduction of images or other elements of authorship of third parties, which have already been published, must be accompanied by reproduction authorization from the copyright holders. If applicable, authors must indicate the funding agency for part or all of the study and the acknowledgements at the end of the manuscript.

GUIDELINES FOR CITATIONS AND REFERENCES

Citations in the text: at the end of an indirect citation, the author should place the superscript number of the reference to the text cited without indicating in writing the name(s) of the author(s). The superscript number should be placed after the punctuation mark (period, comma, or semicolon) as in the example: ECLA's understanding suggested that social and economic policies are not neutral and both can influence economic development, therefore they should be approached in an integrated way.7

In situations where two or more authors are used, which appear sequentially in the reference (1, 2, 3, 4, 5), the superscript indication must be made separating the quoted texts/authors separated by a hyphen. Example: The New School, educational movement of the early 20th Century, questioned the traditional relationships established in the pedagogical process.1-5 (this form of citation indicates that in this citation you are using the authors referenced at the end of the article from 1 to 5, therefore, it is not necessary to write all numbers 1, 2, 3, 4, 5 in superscript). In cases where you use two authors in sequence, for example 3 and 4, use this same rule. In this case the superscript number indicating the authors will be: 3-4.

On the other hand, when using more than one author/text in a citation in which they are not sequenced in the reference list, the superscript should indicate all the authors/texts used separated by commas, for example: The New School, an educational movement from the beginning of the 20th century, questioned the traditional relationships established in the pedagogical process.1,3,5

Direct citations will be presented in the body of the text between quotation marks, indicating the reference number and the page of the quotation, regardless of the number of lines. Example: "[...] This fragmented view would have result in contrapositions that benefited neither growth nor equity, since policies are not distributionally neutral and both could influence economic development. 7:22-23

When sending texts resulting from qualitative research in which transcriptions of the research subjects' speeches are necessary, they should be placed in italics in the body of the text, identifying the authorship in parentheses and respecting anonymity. Example: In the health center it is more difficult for us to get consultation, and when she {daughter} sickens, I usually go to the PAC (Emergency Care Units - ECUs) {currently called UPA}. [...] it is faster (subject 14)

Footnotes: A maximum of three footnotes may be included if necessary. They must be indicated by: * first footnote, ** second footnote, *** third footnote.

 

Artigos Originais

Esta seção se destina a publicação de resultados de pesquisas, nas diversas áreas, considerando que a revista Varia Scientia - Ciências da Saúde é uma publicação interdisciplinar. Na avaliação dos manuscritos serão consideradas as peculiaridades dos autores e das diferentes áreas, mas os autores devem construir o texto considerando que ele contemple: introdução, materiais e métodos/metodologia, resultados, discussão e conclusão(ões). Na introdução considere fundamental a definição do problema do estudo e sua relevância; pontue se seu objeto contribuirá com lacunas do conhecimento na especificidade de seu objeto, procurando situá-lo de forma que o leitor consiga visualizar sua relevância; contemple na introdução os objetivos do estudo. Nos materiais e métodos/metodologia explicite os referenciais empregados destacando: tipo de estudo, o contexto/população estudada, as fontes de dados e os critérios de seleção amostral, instrumento de medida (com informações sobre validade e precisão), a coleta de dados, os processos de análise, entre outros que forem fundamentais em cada tipo específico de estudo. Não se esqueça dos aspetos éticos, tanto das pesquisas envolvendo seres humanos quanto as envolvendo animais. Os resultados deverão ser escritos de forma compreensível e sequenciais. Quanto à discussão, os autores podem optar por apresentá-la juntamente com os resultados ou separadamente. Indique as possíveis limitações de seu estudo e destaque os novos conhecimentos que ele trouxe. No item conclusão(ões) responda aos objetivos do estudo, restringindo-se aos dados encontrados. Para esta modalidade de manuscrito, o limite de 15 páginas, incluindo resumo, tabelas e figuras e referências.

 

Manuscript

This section is for the publication of research results, in several areas, considering that Varia Scientia - Health Sciences is an interdisciplinary publication. In the evaluation of the manuscripts, the peculiarities of the authors and the different areas will be considered. Authors must make sure they include introduction, materials and methods/methodology, results, discussion, and conclusion(s).

  • In the Introduction, consider fundamental the definition of the study problem and its relevance; point out if your object will contribute to gaps in knowledge in the specificity of your object, trying to situate it in a way that the reader can visualize its relevance; contemplate in the introduction the objectives of the study.
  • In the Materials and Methods/Methodology, explain the references used, highlighting the following: type of study, the context/population studied, data sources and sample selection criteria, measurement instrument (with information on validity and precision), data collection, analysis processes, among others that are fundamental in each specific type of study. Do not forget the ethical aspects of both research involving humans and animals.
  • The Results must be clear in writing, following a logical line. Regarding the Discussion, authors may choose whether they want to combine into one Results/Discussion section or not. Authors must indicate the possible limitations of the study and highlight the new knowledge. In the conclusion(s), the author must answer the objectives of the study, restricting to the data found. The manuscript limit is 15 pages, including abstract, tables and figures, and references.

Estudos de Caso

Destina-se a publicação de relatos de casos de uma determinada situação assistencial de cunho relevante para elucidar dúvidas, oferecer novos elementos para análise de casos semelhantes atentando-se para a exposição clara do caso, sua contextualização, relevância e pertinência para o avanço científico na sua especificidade. Sua extensão deve limitar-se a 10 páginas incluindo resumos e referências.

 

Case Studies

This is intended to publish case reports of a specific healthcare situation of relevant nature to clarify doubts, offer new elements for the analysis of similar cases, paying attention to the clear exposition of the case, its contextualization and relevance to scientific progress in its specificity. Its length should be limited to 10 pages including abstracts and references.

Relatos de Experiência

Esta Seção se destina a apresentação de experiências no ensino nos diversos ambientes da área da saúde ou de outras áreas que possam contribuir com os conhecimentos interdisciplinares; na assistência em todos os espaços possíveis de cuidado em saúde, na extensão ou em outras possibilidades que se apresentem relevantes. Nela serão exigidos: introdução, métodos/metodologia, resultados da experiência e conclusão(ões). Nesta modalidade o limite é de 10 páginas incluindo resumo, tabelas e figuras e referências.

 

Experience Reports

This section is for the presentation of teaching experiences in the various environments of health care or other areas that can contribute to interdisciplinary knowledge; in assistance in all possible areas of health care, in extension or other possibilities that may be relevant. It will require introduction, methods/methodology, results of the experience, and conclusion(s). In this modality, the limit is 10 pages including abstract, tables and figures, and references

Revisões de Literatura

Nesta seção serão aceitas revisões sistemáticas, integrativas e narrativas. Nela a extensão dos manuscritos é de até 20 páginas incluindo resumos, introdução, métodos/metodologia, resultados, discussão e conclusão(ões).

 

Literature Reviews

In this section, three types of review (narrative review, integrative review, and systematic review) will be accepted. Manuscript length must not exceed 20 pages including abstracts, introduction, methods/methodology, results, discussion, and conclusion(s).

Reflexão Teórica

Nesta seção serão aceitos manuscritos que apresentem discussão de temas relevantes, análises individuais ou em grupo de questões que possam contribuir para o aprofundamento de temas interdisciplinares ou não. Os elementos exigidos neste tipo de manuscrito são a introdução, reflexão e conclusão. Sua extensão limita-se a 12 páginas, incluindo resumos e referências.

 

Theoretical Reflection

This section will accept manuscripts that present discussion of relevant themes, individual or group analysis of issues that may contribute to the deepening of interdisciplinary themes or not. The required elements of this type of manuscript are introduction, reflection, and conclusion. Its length is limited to 12 pages, including abstracts and references.

Resenhas

Nesta seção serão publicadas resenhas de obras relacionadas ao campo da saúde que tenham relevância para o avanço dos estudos. Esta modalidade deve obedecer aos seguintes critérios: a) devem ser redigidas em língua portuguesa; b) ser inéditas, conter a identificação completa da obra se houver, citações e referências bibliográficas; c) estruturar-se a partir de uma descrição do conteúdo da obra, com fidelidade a ideias principais, fundamentos, metodologia e análise crítica.A extensão desta seção é de 5 páginas.

 

Reviews

This section will publish reviews of works related to the health field that are relevant to the advancement of studies. This modality must obey the following criteria: a) they must be written in Portuguese; b) they must be unpublished, contain the complete identification of the work, if any, citations, and bibliographic references; c) they must be structured based on a description of the work's content, with fidelity to the main ideas, funding information, methodology and critical analysis. The length of this section is limited to 5 pages.

II SIMPÓSIO DA QUALIDADE EM SAÚDE E VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

Esta seção é exclusiva para envio dos artigos selecionados no evento: Simpósio da qualidade em saúde e vigilância epidemiológica. Os textos selecionados serão submetidos a avaliação pelo banco de consultores. A extensão máxima dos artigos é 15 páginas e deve seguir o formato da seção artigos da Revista Varia Sciencia - Ciências da Saúde.

II JORNADA ACADÊMICA DE FISIOTERAPIA

Esta seção receberá exclusivamente os textos selecionados pela Comissão Científica do evento: II Jornada Acadêmica de Fisioterapia. É uma seção extraordinária.

Dado ser uma seção que recebeu resumos simples, nela foi permitido a existência de mais de 5 (cinco) autores, uma vez que não se configurou em artigos completos como são os demais que são aceitos para publicação.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.