A filosofia do direito e o pensamento de Karl Marx
a relação entre o direito e o marxismo
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v6i1.18993Palavras-chave:
Direito, marxismo, relações de produção e capitalismoResumo
RESUMO:
O presente artigo busca analisar o direito enquanto fenômeno jurídico no mundo contemporâneo, a partir dos pressupostos teóricos de Karl Marx e Frederich Engels, estabelecendo o nexo de causalidade entre direito e maxismo. Essa perspectiva tem como pressuposto o direito, não apenas como um conjunto de regras e normas jurídicas que regulam a paz social, mas sim enquanto componente da histórica e das relações econômicas materiais, reproduzindo a lógica operacional do sistema capitalista e do mercado. Para tanto, o direito se constitui pela necessidade histórica de as relações produtivas capitalistas estabelecerem determinadas instâncias que possibilitem a própria reprodução do sistema. Conforme as demandas capitalistas se impunham, os instrumentais jurídicos eram criados. Para Marx o direito não atende ao bem comum, mas a práxis, a história social e produtiva do homem. A reforma da sociedade por meio do direito é a manutenção do capitalismo, ainda que este seja situado em distintos patamares.
Palavras chaves: Direito, marxismo, relações produtivas e capitalismo.
RESUMEN:
El presente artículo busca analizar el derecho como fenómeno jurídico en el mundo contemporáneo, a partir de los presupuestos teóricos de Karl Marx y Frederich Engels, estableciendo el nexo de causalidad entre derecho y maxismo. Esta perspectiva tiene como base el derecho, no sólo como un conjunto de reglas y normas jurídicas que regulan la paz social, sino como componente de la histórica y de las relaciones económicas materiales, reproduciendo la lógica operacional del sistema capitalista y del mercado. Para ello, el derecho se constituye por la necesidad histórica de que las relaciones productivas capitalistas establezcan determinadas instancias que posibiliten la propia reproducción del sistema. Conforme las demandas capitalistas se imponían, los instrumentos jurídicos eran creados. Para Marx el derecho no atiende al bien común, sino a la praxis, la historia social y productiva del hombre. La reforma de la sociedad a través del derecho es el mantenimiento del capitalismo, aunque éste esté situado en distintos niveles.
Palabras claves: Derecho, marxismo, relaciones productivas y capitalismo.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Alamedas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.