FRONTEIRAS DO CAPITAL ENTRE BRASIL E PARAGUAI

Autores

  • Roberto Navega Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – SOCIEDADE, CULTURA E FRONTEIRAS
  • Tatiane dos Santos Navega Costa Uniamérica, Foz do Iguaçu-PR.

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v7i2.22950
Agências de fomento
CAPES, PPG em Sociedade, Cultura e Fronteiras, Unioeste, Foz do Iguaçu

Palavras-chave:

Investimento, Brasil, Paraguai, fronteira, capital

Resumo

O presente artigo tem como objetivo trazer dados a respeito da íntima relação que vem se estabelecendo entre Brasil e Paraguai referente à tentativa de atração de investimentos feita por este último, na obtenção de capitais provenientes do primeiro. Iremos demonstrar as estratégias adotadas pelo governo paraguaio e como os empresários brasileiros estão se aproveitando de tal fato. Utilizaremos, a seguir, como metodologia, uma investigação bibliográfica feita em um manual de divulgação de 2015 da FIEMS, Federação das Indústrias do Mato Grosso do Sul, referente às possibilidades de investimento de capitais brasileiros em solo paraguaio. Tal manual se chama Guia de Investimento Paraguai, e traz uma série de dados, dicas, explicações, procedimentos, para facilitar a vida do investidor. Esperamos ao final do texto termos explicitado as estratégias do Paraguai para atrair investimentos, como também as estratégias dos empresários brasileiros para aproveitar tais oportunidades de negócio. Procuraremos avaliar os possíveis motivos da adoção destas práticas por parte do Paraguai e os possíveis efeitos de tais práticas a longo prazo, tentando ampliar nossa visão em relação aos movimentos, fluxos e estratégias na fronteira dos dois países.

Biografia do Autor

Roberto Navega, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – SOCIEDADE, CULTURA E FRONTEIRAS

Bacharel em Filosofia; Mestrando no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – SOCIEDADE, CULTURA E FRONTEIRAS, Unioeste-PR.

Tatiane dos Santos Navega Costa, Uniamérica, Foz do Iguaçu-PR.

Pedagoga, Psicóloga, Psicopedagoga, Neuropsicóloga, Docente na Uniamérica, Foz do Iguaçu-PR.

Downloads

Publicado

20-12-2019

Como Citar

NAVEGA, R.; COSTA, T. dos S. N. FRONTEIRAS DO CAPITAL ENTRE BRASIL E PARAGUAI. Alamedas, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 28–43, 2019. DOI: 10.48075/ra.v7i2.22950. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/22950. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios