Fronteiras do capital entre Brasil e Paraguai
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v7i2.22950Palabras clave:
Investimento, Brasil, Paraguai, fronteira, capitalResumen
O presente artigo tem como objetivo trazer dados a respeito da íntima relação que vem se estabelecendo entre Brasil e Paraguai referente à tentativa de atração de investimentos feita por este último, na obtenção de capitais provenientes do primeiro. Iremos demonstrar as estratégias adotadas pelo governo paraguaio e como os empresários brasileiros estão se aproveitando de tal fato. Utilizaremos, a seguir, como metodologia, uma investigação bibliográfica feita em um manual de divulgação de 2015 da FIEMS, Federação das Indústrias do Mato Grosso do Sul, referente às possibilidades de investimento de capitais brasileiros em solo paraguaio. Tal manual se chama Guia de Investimento Paraguai, e traz uma série de dados, dicas, explicações, procedimentos, para facilitar a vida do investidor. Esperamos ao final do texto termos explicitado as estratégias do Paraguai para atrair investimentos, como também as estratégias dos empresários brasileiros para aproveitar tais oportunidades de negócio. Procuraremos avaliar os possíveis motivos da adoção destas práticas por parte do Paraguai e os possíveis efeitos de tais práticas a longo prazo, tentando ampliar nossa visão em relação aos movimentos, fluxos e estratégias na fronteira dos dois países.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Alamedas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.