Identidade em debate
contribuições e nuances de Boaventura, Castells e Cuche
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v8i1.24021Palavras-chave:
Identidade, Boaventura Santos, Castells, Cuche.Resumo
O conceito de identidade é inquestionavelmente relevante para as análises acadêmicas e sociais da atualidade. Ao longo dos tempos, no âmbito das Ciências Sociais, consolidaram-se as discussões sobre a temática identidade, com várias contribuições problematizando a vida em sociedade e a construção deste importante conceito para entendermos tanto as individualidades, quanto as coletividades. Teóricos das mais diversas linhas e escolas do pensamento social, “afastaram-se” e se “aproximam-se”, analisando o conceito e problematizando-o. Este esforço teórico se dá no sentido de entender os fenômenos presentes nas sociedades envolventes e suas particularidades, e tem o propósito de possibilitar uma discussão em torno da identidade, o que resulta, desde sempre, num amplo e caro debate para as Ciências Sociais. Entre os teóricos que discutem o conceito estão Boaventura de Souza Santos, Manuel Castells e Denys Cuche. Nas suas contribuições, podemos perceber a existência de nuances que auxiliam no entendimento da identidade, a partir da materialização dos recentes fenômenos sociais. Procura-se aqui, partindo de uma rápida, porém importante análise das contribuições teóricas dos três pensadores, bem como das aproximações e distanciamentos teóricos existentes entre eles, avaliar os nuances que subsidiam para o entendimento histórico do conceito de Identidade.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Alamedas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.