O ensino de filosofia
uma visão kantiana
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v11i2.30817Resumo
O presente artigo tem o objetivo de analisar a visão do filósofo Kant sobre o ensino de filosofia. A problemática dessa pesquisa é: Quais são as exigências feitas aos professores em relação ao ensino de filosofia? Há alguma particularidade na filosofia, com a qual o professor de filosofia tem de estar atento? Analisaremos o ensino de filosofia, o que seria ensinar a filosofar e o que seria lecionar sobre a história da filosofia. A metodologia é bibliográfica-exploratória, com análise de obras envoltas nesse tema, e reflexão a partir dessas perante o contraste com a realidade do ensino de filosofia, tanto no ensino básico como no ensino superior. Nesse trabalho, em primeiro momento, se analisará a diferença entre a filosofia e o filosofar e como isso pode ser transmitido em sala de aula, a partir de Immanuel Kant, nas seguintes obras: i) Crítica da Razão Pura; ii) Lógica; iii) sobre a organização das suas preleções no semestre do inverno de 1765-1766. Com esse ensaio, objetivamos obter um panorama mais amplo sobre o ensino de filosofia para gerar reflexão e que surjam alternativas e ideias para essa luta diária que é lecionar utilizando de Kant para tal tarefa.
Palavras-chaves: Ensino de filosofia; Kant; Filosofar.
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