O ensino de filosofia: uma visão kantiana

Autores/as

  • Amanda Victória Milke Ferraz de Carvalho Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v11i2.30817

Resumen

O presente artigo tem o objetivo de analisar a visão do filósofo Kant sobre o ensino de filosofia. A problemática dessa pesquisa é: Quais são as exigências feitas aos professores em relação ao ensino de filosofia? Há alguma particularidade na filosofia, com a qual o professor de filosofia tem de estar atento? Analisaremos o ensino de filosofia, o que seria ensinar a filosofar e o que seria lecionar sobre a história da filosofia. A metodologia é bibliográfica-exploratória, com análise de obras envoltas nesse tema, e reflexão a partir dessas perante o contraste com a realidade do ensino de filosofia, tanto no ensino básico como no ensino superior. Nesse trabalho, em primeiro momento, se analisará a diferença entre a filosofia e o filosofar e como isso pode ser transmitido em sala de aula, a partir de Immanuel Kant, nas seguintes obras: i) Crítica da Razão Pura; ii) Lógica; iii) sobre a organização das suas preleções no semestre do inverno de 1765-1766. Com esse ensaio, objetivamos obter um panorama mais amplo sobre o ensino de filosofia para gerar reflexão e que surjam alternativas e ideias para essa luta diária que é lecionar utilizando de Kant para tal tarefa.

Palavras-chaves: Ensino de filosofia; Kant; Filosofar.

Biografía del autor/a

Amanda Victória Milke Ferraz de Carvalho, Unioeste

Graduanda em Licenciatura no curso de Filosofia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Bolsista junto ao Programa de Educação Tutorial (PET) e voluntária no Programa Residência Pedagógica (PRP).

Publicado

23-12-2023

Cómo citar

MILKE FERRAZ DE CARVALHO, A. V. O ensino de filosofia: uma visão kantiana. Alamedas, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 40–50, 2023. DOI: 10.48075/ra.v11i2.30817. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/30817. Acesso em: 17 may. 2024.

Número

Sección

Artigos e Ensaios