Visão de mundo e imagem de mundo em Wittgenstein
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v13i1.35048Palavras-chave:
Visão de mundo, Imagem de mundo, Visão Panorâmica.Resumo
O presente trabalho tem o objetivo de estabelecer uma possível relação entre dois conceitos importantes da filosofia madura de Ludwig Wittgenstein, formulados em contextos distintos das reflexões do autor, a saber, o de visão de mundo (Weltanschauung) e o de imagem de mundo (Weltbild). O primeiro conceito – visão de mundo – aparece no parágrafo 122 de Investigações Filosóficas, no contexto de apresentação da noção de visão panorâmica que, por sua vez, constitui o cerne do seu método filosófico. Se a filosofia, tal como concebida pelo autor, é uma atividade que tem por objetivo dissolver problemas filosóficos advindos de uma má compreensão do modo como opera a linguagem, então, ela deve possibilitar a mais ampla compreensão possível dos limites de constituição de sentido e das condições de possibilidade de significação. Para tanto, seu trabalho deve ser o de trazer à luz as mais variadas conexões existentes entre os conceitos, e a própria ideia de apresentação panorâmica de tais interconexões é reconhecida pelo filósofo como sendo uma atitude que, antes de mais nada, poderia caracterizar uma Weltanschauung, isto é, o modo como vemos as coisas. Já o segundo conceito – imagem de mundo – surge no horizonte de discussões da obra Sobre a Certeza e denota o sistema de nossas convicções fundamentais (as certezas de que não se cabe duvidar) que, em síntese, constitui o próprio pano de fundo de constituição de sentido de nossas práticas no mundo, inclusive de nossas visões de mundo. Assim, a tarefa que aqui se impõe de se explorar o significado de cada conceito para, então, aprofundar a relação existente entre ambos pode auxiliar a compreender, em perspectiva wittgensteiniana, a nossa própria relação com a realidade e o modo como interpretamos nossas próprias experiências de mundo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Alamedas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.