As torcidas organizadas do "Trio de Ferro" paulistano
a busca pelo equilíbrio instável das tensões
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v4i1.14575Palabras clave:
Torcidas Organizadas de Futebol, Violência, Estatuto do Torcedor, Norbert EliasResumen
O presente trabalho visa analisar o impacto das torcidas organizadas de futebol no aumento da violência, especialmente na cidade de São Paulo-SP, Brasil, onde torcedores de três dos mais importantes e populares clubes da América Latina se encontram, apimentados por uma rivalidade marcada pelo equilíbrio na esfera futebolística. Tal análise tem como base uma bibliografia sociológica e antropológica sobre o tema, em especial as produções que tem como pano de fundo o Brasil, a teoria de Norbert Elias, a Lei federal número 10.671, de 15 de maio de 2003 – chamada popularmente de Estatuto do Torcedor, a Lei Federal 12.299/2010, o “Novo Estatuto do Torcedor”, e visitas na sede de uma das torcidas no ano de 2005 e em jogos de futebol, ora como torcedor comum, ora em companhia de torcedores organizados. Integrando trabalho de campo e bibliográfico foi possível perceber uma modificação na estrutura da violência destas torcidas uma vez que, inicialmente, o Estatuto do Torcedor ampliou a vigilância nos estádios e arredores.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Alamedas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.