Controle social, participação popular e seus desafios no programa nacional de alimentação escolar (PNAE)
uma análise dos conselhos de alimentação escolar (CAE) de dois municípios sergipanos
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v5i2.17123Palabras clave:
Controle Social, Políticas Públicas, Alimentação Escolar, Promoção de Direitos, Cidadania.Resumen
O presente artigo objetiva analisar o PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar, por meio de uma discussão teórico-conceitual acerca das transformações desta política pública pela via do controle social. A principal hipótese refere-se à ruptura paradigmática do programa ao rescindir com os seus preceitos assistencialistas para se tornar uma política pública promotora de direitos. Para evidenciar o seu processo de transição, será analisado as ações do Conselho de Alimentação Escolar - CAE - em dois municípios sergipanos. Empregando uma metodologia qualitativa calcada em questionários e entrevistas semiestruturadas, realizadas nos anos de 2015 e 2016, conclui-se que tal instância deliberativa garante não somente a prática da cidadania com o envolvimento e acompanhamento dos (as) conselheiros (as) na execução do PNAE, como também legitima o controle social através do monitoramento desta política pública por meio do público assistido, consolidando a realização do direito à participação via controle social.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Alamedas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.