Anselmo, Aquino, Francisco Sanches e as possíveis contribuições ao trabalho de Renè Descartes
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v7i1.22208Palabras clave:
Santo ANSELMO, São Thomás de AQUINO, FRANCISCO SANCHES, RENÈ DESCARTESResumen
Renè Descartes é considerado um autor revolucionário, um autor que inaugurou o pensamento filosófico moderno com suas obras, as quais têm a aura do ineditismo. No entanto há autores que tiveram contribuições cronologicamente anteriores às de Descartes e que podem tê-lo influenciado e podem lançar suspeitas de que não houve da parte de Descartes tanta genialidade assim. Sabemos que Tomás de Aquino e Anselmo de Cantuária têm contribuições ontológicas em suas considerações e justificativas da existência e natureza de Deus. Já Francisco Sanches, autor português, teve seus trabalhos a respeito de epistemologia deixados de lado, mesmo sendo próximos dos trabalhos de Descartes. Este artigo pretende descrever as similaridades e diferenças entre as abordagens e verificar se é justificável afirmar que houve influência direta do trabalho destes autores às obras de Renè Descartes.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Alamedas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.