Dalton Trevisan
a construção do sujeito e o efeito de sentido irônico
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v1i1.246Resumen
Tomando como corpus de análise duas obras do escritor paranaense Dalton Trevisan, a saber, Cem contos e A doce inimiga, e dialogando com a análise de discurso de linha francesa, pretendemos com este estudo explicitar algumas questões acerca da construção do sujeito nas obras do escritor, visando explicitar nosso gesto de leitura no que tange à compreensão, especialmente, do funcionamento da ironia enquanto efeito de sentido. Para tanto, faremos algumas considerações acerca do sujeito na história do sistema capitalista enquanto indivíduo submetido a esse sistema, trazendo estudos que abordem essa questão. Em seguida, faremos a descrição das obras citadas e o confronto, podemos dizer assim, entre o sujeito do sistema capitalista com o sujeito das obras do escritor Dalton Trevisan, cuja marca lingüística nas obras consultadas se dá, também, na opacificação das personagens através de algumas omissões que descrevermos no estudo.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2006 Alamedas

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.