A importância do gestor escolar na inclusão de alunos com necessidades especiais na escola

Autores/as

  • Alex Sandro Santos UEM- Universidade Estadual de Maringá - PR

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v8i2.24934
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Palabras clave:

Palavras-chave, Gestor, Inclusão Escolar, Necessidades Especiais.

Resumen

RESUMO: Este trabalho faz uma breve discussão sobre alguns aspectos relacionados à Importância do Gestor Escolar na Inclusão de alunos com necessidades especiais na escola. Muito se tem falado a respeito dos direitos das pessoas com necessidades educacionais especiais, porém percebe-se que ainda existem muitos obstáculos para a sua efetiva inclusão. O objetivo deste artigo é contribuir para a reflexão sobre o papel do gestor pedagógico frente ao processo de construção de escolas cada vez mais inclusivas. Para tanto o estudo primou por pesquisa bibliográfica, as quais servirão para refletir algumas hipóteses relacionadas ao papel do gestor na inclusão escolar. Sage (2009), Páez (2001) e Glat (2007) são os principais autores que fundamentaram esta pesquisa. Observou-se durante a pesquisa que são muitas as barreiras, falta de formação e informação de alguns gestores e acima de tudo, o preconceito, ainda tem feito com que estes seres humanos ocupem papéis muito aquém do necessário para se ter uma boa qualidade de ensino. Neste contexto o papel do gestor é sem dúvidas promover a transformação nas práticas organizacionais da escola, através de estudos e reflexões, além de promover o envolvimento de todos a respeito de questões pedagógicas, para derrubar os entraves da educação inclusiva e eliminar as barreiras que possam impedir o processo de escolarização, visando à construção de formas mais dignas e inclusivas dos referidos alunos.

Publicado

19-01-2021

Cómo citar

SANTOS, A. S. A importância do gestor escolar na inclusão de alunos com necessidades especiais na escola. Alamedas, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 56–68, 2021. DOI: 10.48075/ra.v8i2.24934. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/24934. Acesso em: 3 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos e Ensaios