A importância do gestor escolar na inclusão de alunos com necessidades especiais na escola
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v8i2.24934Palabras clave:
Palavras-chave, Gestor, Inclusão Escolar, Necessidades Especiais.Resumen
RESUMO: Este trabalho faz uma breve discussão sobre alguns aspectos relacionados à Importância do Gestor Escolar na Inclusão de alunos com necessidades especiais na escola. Muito se tem falado a respeito dos direitos das pessoas com necessidades educacionais especiais, porém percebe-se que ainda existem muitos obstáculos para a sua efetiva inclusão. O objetivo deste artigo é contribuir para a reflexão sobre o papel do gestor pedagógico frente ao processo de construção de escolas cada vez mais inclusivas. Para tanto o estudo primou por pesquisa bibliográfica, as quais servirão para refletir algumas hipóteses relacionadas ao papel do gestor na inclusão escolar. Sage (2009), Páez (2001) e Glat (2007) são os principais autores que fundamentaram esta pesquisa. Observou-se durante a pesquisa que são muitas as barreiras, falta de formação e informação de alguns gestores e acima de tudo, o preconceito, ainda tem feito com que estes seres humanos ocupem papéis muito aquém do necessário para se ter uma boa qualidade de ensino. Neste contexto o papel do gestor é sem dúvidas promover a transformação nas práticas organizacionais da escola, através de estudos e reflexões, além de promover o envolvimento de todos a respeito de questões pedagógicas, para derrubar os entraves da educação inclusiva e eliminar as barreiras que possam impedir o processo de escolarização, visando à construção de formas mais dignas e inclusivas dos referidos alunos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Alamedas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.