O conceito de filosofia do direito e a transformação social em Alysson Mascaro
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v9i2.28141Palabras clave:
Filosofia. Filosofia do Direito Contemporânea. Jusfilosofias Críticas.Resumen
O presente trabalho objetiva introduzir o pensamento crítico de Alysson Mascaro, por meio dos conceitos de filosofia e filosofia do direito que o autor sintetiza na obra Filosofia do Direito. Com a metodologia qualitativa, de análise bibliográfica, a pesquisa aborda as reflexões sobre a relação complexa existente entre o pensamento filosófico e a materialidade social, e por sua vez, a filosofia do direito como ferramenta conceitual teórica capaz de denunciar a forma-jurídica como legitimadora da reprodução capitalista. A filosofia, tal como uma árvore, possui suas raízes fincadas na tradição histórica com distintos métodos e diversos ramos, entre os ramos, está a filosofia do direito. Destaca-se a tradição marxista como caminho mais alto para pensar o direito e as suas contradições estruturais advindas da transição do feudalismo para a modernidade burguesa. Mascaro apresenta através das categorias marxistas, o desenvolvimento da filosofia do direito crítica na contemporaneidade, que constrói novos horizontes revolucionários para promover, estruturalmente, a transformação social.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Alamedas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.